Onda de calor coloca SP em alerta e Sul do país pode ter granizo e ventania
Uma forte chuva, com risco de granizo, rajadas intensas de vento e elevado volume de água, deve atingir o Sul do País nesta sexta-feira (28). No Sudeste e no Centro-Oeste, a previsão indica onda de calor e baixos índices de umidade do ar.
No Sul, a atuação do cavado – região alongada de baixa pressão – pode contribuir para queda de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, incluindo capitais, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Chove com trovoadas no oeste, sudoeste, centro e sul do Paraná, em Santa Catarina e no centro-norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, ocorrem chuvas isoladas.
Com isso, o instituto emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades com chuva entre 50 e 100 mm/dia e rajadas de ventos intensos de até 100 km/h para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná até o final desta sexta-feira.
Na mesma região, um alerta amarelo de perigo potencial para tempestades deve permanecer até o final do dia, com chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h, exceto para o extremo norte do Paraná.
Onda de calor no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
No Sudeste, o Inmet informou que há alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade do ar durante a tarde no Centro-Oeste e Norte de Minas Gerais e no Oeste de São Paulo.
Já a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para uma onda de calor provocada pela atuação de uma massa de ar quente sobre o território paulista, entre sexta-feira, 28, e segunda-feira, 31.
As regiões norte e nordeste do Estado de São Paulo devem ser as mais críticas – a temperatura pode se aproximar dos 40 °C e a umidade relativa do ar atingir valores inferiores a 12% nos períodos mais quentes do dia, como as tardes, informou a Defesa Civil.
Segundo o órgão, nas outras regiões do Estado paulista, as temperaturas devem variar entre 30°C e 35°C, com índices de umidade próximos ou até mesmo abaixo dos 20%.
Além disso, a combinação entre calor intenso, baixa umidade e persistência de tempo seco pode provocar uma forte sensação de calor, aumentar o desconforto térmico e intensificar o ressecamento do ambiente.
Para a região Centro-Oeste do Brasil, o Inmet afirma que ela está sob alerta amarelo, de perigo potencial, para baixa umidade do ar na tarde desta sexta-feira, 28, com exceção do noroeste de Mato Grosso.
Também há alerta amarelo para vendavais nesta sexta-feira no oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande.
continue lendo
Brasil
Lotérico ganha novamente e chega ao 11º prêmio principal somente em 2026
Alessandro Montenegro, conhecido como Rei do Bolão, estava entre os 39 participantes de bolão com aposta máxima que acertou os 15 números da Lotofácil
- Masp receberá exposição com obras de Van Gogh em 2027 Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Justiça adia pela 2ª vez interrogatório de acusado de matar a PM Gisele Jovem Pan · há 5 horas
- Operação mira postos clandestinos e bloqueia mais de 1,2 mil CNPJs em SP Jovem Pan · há 6 horas
- O que é media training e como os candidatos treinam para debates Jovem Pan · há 9 horas