Coronavírus: Rio de Janeiro inaugura primeiro hospital de campanha
Sem leitos de UTI nas unidades estaduais de Saúde, o Rio inaugura neste sábado (25) o primeiro hospital de campanha dentre os oito anunciados pelo governo para conter a pandemia do novo coronavírus. Construído no Leblon, na zona sul da capital, a unidade abre hoje 30 leitos, sendo dez de UTI. Mais vagas serão disponibilizadas aos poucos, até chegar a 200 – divididos igualmente entre UTI e enfermaria.
O hospital do Leblon foi concebido e financiado pela iniciativa privada, mas vai atuar à disposição do sistema público. O projeto é da Rede D’Or, que também comandará as operações.
“A abertura dos hospitais de campanha vai nos possibilitar diminuir a pressão no nosso sistema de saúde. Com o tempo e a certeza de que não estaremos colocando vidas em risco, poderemos ter a volta gradual e regionalizada das atividades que hoje estão suspensas”, afirmou o governador Wilson Witzel.
Quando anunciados, todos os hospitais de campanha tinham previsão de entrega para o dia 30 deste mês. Com exceção desse do Leblon, todos vão atrasar. O próximo a ser inaugurado, nos primeiros dias de maio, é o do Maracanã, na zona norte. Maior unidade planejada pelo Estado, ele vai ter 400 leitos. Os demais hospitais serão inaugurados ao longo de maio, de acordo com a demanda de cada região.
Atualmente, o único hospital estadual do Rio com leitos de UTI disponíveis é o Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, no sul do Estado. No total, a taxa de ocupação da rede controlada pelo governo é de mais de 80% nos leitos para pacientes com quadros mais graves.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Um ano após megaoperação com 122 mortos, 33 alvos seguem foragidos no RJ
Ação nos complexos do Alemão e da Penha foi a mais letal da história das forças de segurança do país
- Temporais avançam pelo Brasil e chuva deve se intensificar no Sul e Sudeste Jovem Pan · há 4 horas
- Mega-Sena acumula novamente, e prêmio vai a R$ 320 milhões Agência Brasil · há 14 horas
- Morre filha do jornalista Juca Kfouri, aos 48 anos Jovem Pan · há 1 dia
- Mega-Sena: prêmio acumula novamente e vai a R$ 305 milhões Agência Brasil · há 2 dias