São Paulo investiga caso suspeito de Ebola em homem de 37 anos
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) investiga um caso suspeito de Ebola. Segundo a SES-SP, o caso foi registrado neste sábado (30). O paciente é um homem de 37 anos, que veio da República Democrática do Congo, país que enfrenta um surto da doença.
Ele retornou de viagem recente ao território e apresentou sintomas como febre, que indicam o possível contágio com o vírus. O homem está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, hospital estadual de referência para esse tipo de infecção.
Em 2014, o local recebeu três casos suspeitos da doença, que foram descartados. O Instituto Adolfo Lutz fará investigação laboratorial e diagnóstico diferencial. Ainda não há confirmação de que o paciente tenha a doença, e a investigação foi iniciada de forma preventiva.
“O procedimento inclui isolamento, notificação imediata, investigação laboratorial e monitoramento conforme os protocolos vigentes”, explica Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES-SP.
Na semana passada, a coordenadoria atualizou as orientações à rede de saúde sobre como lidar com casos suspeitos do vírus Ebola, da cepa Bundibugyo, identificado na República Democrática do Congo.
Na avaliação da SES-SP, o risco de introdução da doença no Brasil e América do Sul é muito baixo, mas a orientação é que os serviços de saúde mantenham a atenção a casos em que pacientes apresentem febre e tenham visitado locais onde circulam o vírus nos últimos 21 dias.
Assuntos
continue lendo
Brasil
Anatel exigirá reconhecimento facial para ativar ou manter linhas de celular
A medida será implementada gradualmente a partir de 2027 para combater fraudes e golpes
- PF faz operação contra grupo que pretendia lucrar R$ 10 bilhões em fraude no MA Estadão Conteúdo · há 13 horas
- Um ano após megaoperação com 122 mortos, 33 alvos seguem foragidos no RJ Jovem Pan · há 18 horas
- Temporais avançam pelo Brasil e chuva deve se intensificar no Sul e Sudeste Jovem Pan · há 20 horas
- Mega-Sena acumula novamente, e prêmio vai a R$ 320 milhões Agência Brasil · há 1 dia