Vale ‘torturou números’ para atestar estabilidade da barragem que rompeu em Brumadinho, diz promotor
O promotor de justiça William Garcia, que integra a força-tarefa que atua em Brumadinho (MG), afirmou nesta sexta-feira (15) que a mineradora Vale forjava dados para atestar a estabilidade da barragem que rompeu há três semanas, deixando 166 mortos.
De acordo com ele, e-mails e equipamentos apreendidos indicam que “houve tortura de números” e “articulações para se chegar às declarações de estabilidade”, o que não corresponderia à situação real da construção. O colapso destruiu a cidade mineira.
Nesta sexta, prestaram depoimento dois funcionários da empresa – Cristina Heloíza da Silva Malheiros e Felipe Figueiredo Rocha. Eles foram presos pela manhã, após juiz entender que eles e outras seis pessoas sabiam da situação precária e ficaram “inertes”.
Antes da ocorrência do rompimento, os detidos já faziam uma articulação intensa para apresentar ao poder público atestados que não representavam a realidade, detalhou. A prisão serve que os suspeitos não atrapalhem as investigações.
A consultoria alemã Tüv Süd teria participado desse conluio com funcionário da Vale e que envolve até mesmo o crime de falsidade ideológica. “Um volume considerável de provas já foi colhido”, relatou à imprensa o promotor William Garcia.
De acordo com o Ministério Público, já foram reunidas mensagens de texto e de voz, além de conversas de WhatsApp entre os envolvidos. “Representantes da Vale insistem em afirmar que foi um acidente. O MP tem a convicção de que ocorreu um crime.”
*Com informações da repórter Victoria Abel
Assuntos
continue lendo
Brasil
‘Que mulherão’: quem é o pastor condenado por dizer que beijou a filha criança
Lúcio Barreto Júnior faz parte da Igreja Batista da Lagoinha
- Influenciador investigado por fraude é preso acusado de ameaçar empresários e citar PCC Estadão Conteúdo · há 36 minutos
- Justiça autoriza Stake a operar até 25 de outubro, apesar da proibição das bets Jovem Pan · há 4 horas
- Incêndio na UFPE causa prejuízo de R$ 100 milhões, estima reitor; PF investiga Jovem Pan* · há 9 horas
- Serial killer em SP? O que se sabe sobre as mortes com sinais de execução Jovem Pan* · há 12 horas