Vale usa bombas para drenar barragem que rompeu em Brumadinho
Um dia após o rompimento de uma barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, a Vale informou neste sábado (26) que está realizando a drenagem da Barragem 6 com o uso de bombas, para reduzir a quantidade de água. Pelo menos dez pessoas morreram no desastre.
O monitoramento da estrutura está sendo realizado a cada uma hora, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A estabilidade da estrutura está sendo monitorada. Equipes da companhia trabalham ininterruptamente desde sexta-feira (25), junto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, no apoio ao resgate das vítimas. A empresa colocou à disposição 40 ambulâncias, 800 leitos e um helicóptero para o apoio ao resgate, além de água potável para a comunidade.
“Desde o rompimento, a Vale disponibilizou postos para atendimento aos atingidos. Nesses locais, empregados da empresa e voluntários estão atuando na prestação de serviço de acolhimento e identificação”, afirma a empresa em nota.
Segundo a Vale, a Defesa Civil orientou que as pessoas das áreas atingidas ainda não retornem às suas casas e que procurem o centro de acolhimento, com prioridade para a Estação Conhecimento de Brumadinho.
“A prioridade máxima da Vale, neste momento, é apoiar nos resgates e atendimentos às vítimas para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais”, diz.
Apoio
A Vale informa também que abriu canal para cadastro de interessados em prestar apoio aos atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho. O cadastro de voluntários está sendo feito pelos números 0800 285 7000 e 0800 821 5000 (Ouvidoria da Vale).
Por esses mesmos telefones, a empresa está recebendo dados de sobreviventes encontrados, reporte de desaparecidos, solicitação de apoio emergencial (abrigo, água, cesta básica, roupa, medicamento, transporte etc) e reparação.
As ações são do Comitê de Ajuda Humanitária, formado por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos que fazem o atendimento aos atingidos e seus familiares.
Eventuais doações voluntárias podem ser encaminhadas para o Centro Comunitário Córrego do Feijão (Estr. p/ Casa Branca, Brumadinho – MG, 35460-000). Alimentos não perecíveis, água e materiais de limpeza devem ser encaminhados para o 18º Batalhão da PM de Contagem, 2 º Batalhão de Bombeiros de Contagem, 66º Batalhão da PM de Betim e 5º Batalhão da PM da Gameleira, em Belo Horizonte.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Datafolha: Cleitinho tem 40% dos votos no 1º turno em MG; Patrus tem 15% e Kalil 9%
Matheus Simões (PSD), Flávio Roscoe (PL) somam 5% cada e Gabriel Azevedo (MDB) marca 3%
- Aeroporto de Confins volta à normalidade depois de suspender operações Agência Brasil · há 13 horas
- Aeroportos de Congonhas e Guarulhos têm voos cancelados por nevoeiro em SP Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Aeroporto de Confins suspende operações neste sábado após problema na pista Jovem Pan · há 19 horas
- São Paulo e mais sete estados têm risco de calor de mais de 40°c na próxima semana, alerta Inmet Estadão Conteúdo · há 21 horas