A Copa de 50 foi a primeira transmitida pela Panamericana, a ‘Emissora dos Esportes’
A Rádio Panamericana entrou no ar em 1944, durante a Segunda Guerra, quando a Fifa foi obrigada a cancelar os Mundiais de 1942 e 1946. Em 1950, a “Emissora dos Esportes”, fundada por Paulo Machado de Carvalho, estreou nas coberturas de Copa, ao fazer um amplo trabalho durante a competição disputada no Brasil.
Na semana passada, estive no Pacaembu para visitar a biblioteca do Museu do Futebol, comandada por Ademir Takara. Fiz uma pesquisa nas edições do ano de 1950 de “A Gazeta Esportiva”. Na época, a Panamericana tinha uma parceria com o jornal da Fundação Cásper Líbero e foi possível encontrar inúmeras chamadas das transmissões da Copa, reproduzidas o aqui no “Memória da Pan”.
Notem que em um dos recortes, aparece Hélio Ansaldo entrevistando o jogador Chico, no Maracanã. O texto do anúncio diz o seguinte: “Pois é, amigos. A Rádio Panamericana foi, é, e continuará sendo a RÁDIO PANAMERICANA, a consagrada emissora dos esportes, sempre de mãos dadas com a GAZETA ESPORTIVA, o mais completo jornal esportivo do Brasil.” São documentos históricos da Jovem Pan encontrados nas páginas de outro veículo de comunicação importante da imprensa brasileira.
Veja os anúncios da Rádio Panamericana no jornal “A Gazeta Esportiva”








[jp-related-posts ids=”2024211,2023254″]
continue lendo
Thiago Uberreich
Em 1949, o presidente da Fifa, Jules Rimet, visitou a Jovem Pan, ainda Rádio Panamericana
O dirigente francês estava no Brasil para vistoriar as obras da Copa
- Ex-lateral direito Jorginho admite que pode ter se contundido na final da Copa de 1994 por ‘falta de descanso’ Thiago Uberreich · há 2 dias
- Em abril de 1971, Corinthians e Palmeiras fizeram um dos maiores duelos em todos os tempos Thiago Uberreich · há 4 dias
- Em 1985, a Jovem Pan antecipou que Jânio Quadros seria eleito prefeito de São Paulo Thiago Uberreich · há 6 dias
- Há 78 anos, o Jornal dos Sports anunciava o início da construção do Maracanã Thiago Uberreich · há 6 dias