Bovespa opera em baixa; sinais de recessão preocupam mercado
A alta do petróleo não impediu que o Ibovespa apresentasse queda nesta sexta-feira (3), movimento que ganhou ainda mais força após o início do pregão em queda em Nova York.
A intensificação dos sinais de recessão, seja internamente seja no exterior, preocupa o mercado. Há pouco foi divulgado o índice de serviços do Brasil, relativo a março, que caiu a 34,5, depois de 50,4 em fevereiro, conforme a IHS Markit.
O Composto do Brasil caiu para 37,6 pontos em março, de 50,9 em fevereiro, no menor nível desde o início da pesquisa no País, em março de 2007. Já nos Estados Unidos, mais cedo, houve o fechamento de 701 mil postos de trabalho, ante previsão de -100 mil.
“Surpreendeu, mas vale lembrar que nem todo o mês de março estava com toda essa desaceleração mercado de trabalho. No geral, isso aponta que os próximos dados virão péssimos, indicando cenário recessivo”, afirma o estrategista-chefe do Grupo Latus, Jefferson Laatus.
“O corte foi grande, mas de certa forma é amenizado pela valorização do petróleo”, acrescenta. Também houve aumento no salário médio por hora, de 0,39% no terceiro mês ao ano, ante expectativa de 0,20%, nos EUA.
“A situação nos EUA é bem difícil, o dado já mostra que o efeito do coronavírus começa a se materializar, como o aumento semanal recorde nos pedidos de auxílio-desemprego. Isso reforça que as medidas de liquidez do Fed fazem sentido”, avalia, Ilan Abertman, analista da Ativa Investimentos.
Às 12h12, o Ibovespa futuro caia -3,94%. A intensificação das perdas coincide com a piora das bolsas em Nova York, que acentuaram as perdas.
Ainda assim, o recuo por lá é bem menos intenso do que na B3, com recuo máximo de 1,12%. “Parece que a ficha no mercado quanto a essa instabilidade política está caindo”, opinou o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus.
Além dos temores de recessão, o ruído político também pesa no radar do investidor local. Nesta sexta, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, criticado pelo presidente Jair Bolsonaro.
O avanço da queda do Ibovespa também ocorre após pesquisa de abril da XP mostra que 42% da população avalia o governo do presidente Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo, ante 36% em março.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes autoriza retomada de visitas a Bolsonaro; Flávio segue suspenso
O prazo para a volta das visitas, após proibição do ministro, acabou no dia 17 de agosto
- Projeção do Focus para crescimento do PIB de 2026 segue em 1,98% Estadão Conteúdo · há 7 dias
- Focus: IPCA 2026 segue em 5,02%, acima da meta de inflação; Selic 2027 fica em 13,75% Estadão Conteúdo · há 7 dias
- BC reduz taxa de juros para 14% ao ano, menor patamar desde março de 2025 Júlia Mano · há 3 semanas
- Petrobras anuncia descoberta de gás em poço na Colômbia Estadão Conteúdo · há 3 semanas