Haddad se surpreende com ‘poder muito grande’ da Câmara e admite que negociação com deputados ‘não é fácil’
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que existem dificuldades de conciliação entre o Governo Lula e a Câmara dos Deputados. Ele teceu elogios à maneira como os líderes da Casa tem se articulado em defesa de seus interesses, mas pontuou que a negociação com o Executivo não está sendo ‘fácil’. “O fato é que estamos conseguindo encontrar caminho. Não está fácil, não pense que está fácil. A Câmara está com um poder muito grande e ela não pode usar esse poder para humilhar o Senado e o Executivo. Mas, de fato, ela está com um poder que eu nunca vi na minha vida”, disse em entrevista ao programa Reconversa, do jornalista Reinaldo Azevedo. O ministro também ressaltou a necessidade de equilíbrio entre os Poderes. “O bom da democracia é que a pessoa não vai ter esse poder para sempre, a instituição pode ter, mas você não sabe na mão de quem ela vai estar daqui com dois, quatro, 10 anos”, ponderou.
Haddad afirmou ter uma boa relação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), apesar de os dois já terem discordado sobre alguns temas. Ele pontuou que houve uma aproximação baseada em diálogo após as eleições de 2022, quando a PEC da transição foi aprovada. “A gente só aparece sorrindo, mas às vezes (há) debate acalorado”, relevou em relação à Lira. Ele acrescentou que não tem apego a dogmas e que seu ‘senso prático’ lhe rendeu a liderança do ministério da Fazenda.
[jp-related-posts ids=”1454614,1454561″]
Assuntos
continue lendo
Jesualdo Júnior
Voto distrital misto: reforma eleitoral ou estratégia de sobrevivência do Centrão?
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou a intenção de discutir e votar ainda em 2026 a proposta
- CNC aciona STF para adiar fim da escala 6×1 Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos Estadão Conteúdo · há 3 dias
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas