Mercado eleva estimativa de inflação pela 6ª semana seguida
Pela sexta semana consecutiva, o mercado financeiro elevou a expectativa de alta da inflação para este ano. Segundo Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Banco Central (BC), o Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, passou de 4,43% para 4,44% para este ano.
Para o ano que vem, o indicador também teve uma leve alta de 4,21% para 4,22%.
Em relação à economia, os economistas preveem que o Produto Interno Bruto (PIB) deve permancer em alta de 1,34% — a mesma estimativa da semana passada. Em 2019, a expectativa do mercado para a expansão da economia caiu de 2,50% para 2,49%.
O mercado financeiro manteve estável em 6,50% ao ano a estimativa para a Selic, a taxa básica de juros da economia, ao final de 2018. A expectativa também permanece a mesma para o ano que vem, de 8% ao ano.
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano
Em comunicado, o Copom disse que a decisão é 'compatível com a estratégia' de convergir a inflação à meta, mas afirmou haver 'cenário de incerteza' para a continuidade dos cortes
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 1 semana
- Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto Agência Brasil · há 2 semanas
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 2 semanas
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 2 semanas