S&P eleva perspectiva do Brasil para positiva pela primeira vez desde 2019
Uma das três maiores agências de classificação de risco, a S&P Global Ratings revisou as perspectivas econômicas do Brasil de um cenário estável para positivo. Além disso, a classificação de crédito soberano foi mantida em ‘BB-/B’. Isso significa que o país ainda se encontra em grau especulativo, menos vulnerável no curto prazo, porém anda enfrentando incertezas relativas às condições de negócio, financeiras e econômicas adversas. De acordo com relatório da instituição, divulgado nesta quarta-feira, 14, sinais de maior certeza sobre políticas fiscais e monetárias estáveis podem beneficiar as atuais perspectivas de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “Nossa visão positiva baseia-se na perspectiva de que medidas contínuas para enfrentar a rigidez econômica e fiscal podem reforçar nossa visão da resiliência da estrutura institucional do Brasil e reduzir os riscos à sua flexibilidade monetária e posição externa líquida”, escreveu o grupo. O país não conseguia uma classificação positiva na agência desde 2019.
A S&P Global Ratings também considerou a alteração para um viés positivo por enxergar a forte posição externa do Brasil, uma taxa de câmbio flexível e um regime de política monetária baseado em uma estrutura de metas de inflação conduzida por um Banco Central autônomo sustentam os ratings. Além disso, mercados domésticos de capital e dívida profundos mitigam o risco de financiamento do soberano e permitem que o governo mantenha uma composição favorável de dívida, principalmente denominada em moeda local. “Além disso, esperamos que o pragmatismo político do governo se traduza em uma estrutura estável e previsível para a política monetária, esforços para conter a derrapagem fiscal e governança eficaz das entidades relacionadas ao governo, muitas delas com papéis importantes na economia brasileira”, complementaram.
[jp-related-posts ids=”1424022,1423896″]
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1
Entidade defende jornada de 40 horas com possibilidade de regras específicas por negociação coletiva para diferentes setores
- Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto Agência Brasil · há 2 dias
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 5 dias
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 7 dias
- Prejuízo líquido dos Correios sobe no 1º semestre, mas cai no 2º trimestre Estadão Conteúdo · há 1 semana