Lula aparece como ‘inapto’ e com registro de candidatura ‘indeferido’ em site do TSE

  • Por Jovem Pan
  • 02/09/2018 10h02
Reprodução/TSEA definição do TSE para “inapto” é: “candidato sem habilitação para ser votado na urna eletrônica. Caso o eleitor digite o número de um candidato inapto, o voto será nulo”

O pedido de candidatura do ex-presidente Lula passou a ser indicado no site oficial de divulgação de candidatos e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, neste sábado (1º), como “indeferido”.

São três as categorias para informar a situação do candidato – cadastrado, apto ou inapto – além do estágio em que se encontra o pedido de registro da candidatura – “aguardando julgamento”, “deferido”, “deferido com recurso”, “pendente de julgamento” entre outras.

No caso do ex-presidente, o site coloca a situação como “inapto” e o pedido de registro como “indeferido”.

A definição do TSE para “inapto” é: “candidato sem habilitação para ser votado na urna eletrônica. Caso o eleitor digite o número de um candidato inapto, o voto será nulo”.

Já “indeferido” significa “candidato que não reuniu as condições necessárias ao registro”.

Pedido negado

O pedido de registro da candidatura de Lula à Presidência foi negado por seis votos a um no TSE, na madrugada deste sábado (1º).

Segundo entendimento dos ministros, exceto Edson Fachin, que foi o voto a favor do registro, Lula se enquadra no estabelecido pela Lei da Ficha Limpa e, por isso, não pode concorrer.

O PT deve decidir até segunda-feira (03) se substituirá a chapa do partido à Presidência ou se recorrerá da decisão ao TSE ou ao STF.

Segundo Fernando Haddad, candidato a vice na chapa com Lula, é o próprio ex-presidente quem deve decidir o próximo passo.