Ao divulgar datas de turnê de shows, Ed Motta fala mal do público brasileiro; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2015 15h57
Ed Lançou em 2008 seu primeiro disco totalmente cantado em inglês

Que o cantor Ed Motta é considerado polêmico todo mundo já sabe. Acontece, que na manhã desta quinta-feira (09), ele pegou pesado ao utilizar o Facebook para falar mal do público brasileiro. Exatamente: o sobrinho do Tim Maia usou a página da rede social para dar uma provocada em seus fãs e seguidores. 

Foi assim: Ed postou um texto enorme para anunciar as datas de sua turnê de shows na Europa. Ao terminar, fez uma observação: “Eu agradeço e fico honrado em ser prestigiado pela comunidade brasileira, mas é importante frisar, não tem músicas em português no repertório, eu não falo em português no show… Preciso me comunicar de forma que todos compreendam, o inglês é a língua universal, então pelo amor de Deus, não venha com um grupo de brasuca berrando ‘Manuel’ porque não tem, e muito menos gritar ‘fala português Ed’”.

Mas, engana-se quem pensa que o músico parou por aí. Além de – praticamente – chamar o povo brasileiro de ignorante por não compreender outras línguas, ele acrescentou: “Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa, é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada, o negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time. Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica, esse não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional”.

Como era de se esperar, o texto provocou e a raiva de muita gente, que acabou se irritando e respondendo à publicação do artista. Ed, fez questão de responder um por um. O resultado? um longo bate-boca na rede social.

“Ed, vc é um m*. Quer que eu te fale isso em inglês?”, perguntou um seguidor. “Se você conseguir, acho importante pra você como cidadão do 3º mundo”, respondeu.
“Você fala isso mas outro dia tava tocando em inauguração de árvore de natal de shopping, né, querido, se situa”, apontou uma mulher. “Tenho que trabalhar”, replicou o cantor.
“Você trata assim seus ‘cultos e superiores’ fãs internacionais?”, questionou outra. “Eu não falo português porque quero, isso é meu karma”, disse Motta.
“Você vê o quanto seu ‘louvado público’ é minúsculo quando o artista tem tempo de responder comentário no Facebook…”, criticou mais um. 

Abaixo, o texto publicado pelo músico.