Bienal do Livro encerra 1º fim de semana com explosão de vendas e estandes lotados

A lotação do evento, porém, já é esperada nos finais de semana e também ocorreu nos outros anos; público total esperado é de mais de 660 mil pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 09/09/2024 08h34 - Atualizado em 09/09/2024 14h21
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RAUL LUCIANO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO SP - LITERATURA/BIENAL/LIVRO/SÃO PAULO - GERAL - Movimentação de visitantes na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada no Distrito Anhembi, bairro de Santana, na zona norte da capital paulista, nesta sexta-feira, 6 de setembro de 2024. 06/09/2024 - Foto: RAUL LUCIANO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Usuários do Instagram, TikTok e Bluesky relataram que o local estava cheio

O primeiro fim de semana da 27ª Bienal do Livro de São Paulo terminou neste domingo (8) com bons indicadores para o mercado editorial. Editoras relataram um aumento expressivo de vendas em comparação com a última edição, em 2022. O crescimento chegou a até 120%. Já havia uma expectativa de alta nas vendas entre os organizadores do evento, que começou na última sexta (6) e segue até o próximo domingo (15). Antes mesmo do início, os ingressos para o segundo dia da edição já estavam esgotados.

O evento é realizado no Distrito Anhembi, espaço 15% maior que a Expo Center Norte, onde ocorreu a última edição. Mas a mudança não impediu reclamações de lotação. Usuários do Instagram, TikTok e Bluesky relataram que o local estava cheio e se queixaram das filas para conferir os estandes, especialmente das principais editoras. A lotação do evento, porém, já é esperada nos finais de semana e também ocorreu nos outros anos. A Bienal do Livro de São Paulo espera receber, até o encerramento, mais de 660 mil pessoas.

Explosão nas vendas

A fila para entrar no estande da Rocco, segundo a própria editora, chegou até as 21h no sábado (7). No dia, o faturamento da empresa já havia ultrapassado o resultado do primeiro fim de semana de 2022, representando um aumento de 52%. “Foi a maior venda histórica da editora em um único dia numa edição da Bienal de São Paulo”, informou. As vendas para a HarperCollins também foram satisfatórias: os três dias de evento proporcionaram metade do faturamento de toda a edição de 2022. Para a Intrínseca, a comparação com a última edição, considerando apenas o sábado, significou um crescimento de 82%.

A Editora Planeta teve um resultado animador: as vendas em um período comparado de três dias ultrapassaram 120% dos valores da feira de 2022. Considerando as vendas computadas até as 14h30 do domingo, o Grupo Editorial Record já havia vendido mais do que a média de exemplares comercializados no primeiro fim de semana da última edição. Segundo a Record, o faturamento foi impulsionado pelo fenômeno Colleen Hoover, escritora que teve o livro mais vendido do Brasil no ano passado e, recentemente, ganhou uma adaptação de seu maior sucesso, É Assim Que Acaba, para os cinemas.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte

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