Bill Cosby processa por difamação 7 das mulheres que o acusam de abuso sexual

  • Por Efe
  • 15/12/2015 15h02

Bill Cosby

Bill Cosby

O comediante americano Bill Cosby abriu um processo por difamação nesta segunda-feira contra sete das mais de 50 mulheres que o acusam de ter abusado sexualmente delas, informou sua advogada Monique Pressley. O ator rotulou as acusações das sete mulheres de “malvadas, oportunistas, falsas e difamatórias”, e de serem “uma mera tentativa para conseguir dinheiro” e “arruinar” sua reputação.

As mulheres acionadas por Cosby são Tamara Green, Therese Serignese, Linda Traitz, Louisa Moritz, Barbara Bowman, Joan Tarshis e Angela Leslie.

Segundo a advogada de Cosby, as acusações “lhe causaram e continuam lhe causando dor substancial e danos a sua reputação, contratos empresariais, vergonha, mortificação, danos a suas propriedades, empresas, comércio, profissão e ocupação”.

“O senhor Cosby alega sem rodeios que ele não drogou e não abusou sexualmente das acusadas e que cada uma delas publicou, maliciosamente e com pleno conhecimento, comentários falsos e acusações desde 2014 até hoje, em uma tentativa de prejudicar sua reputação e extrair benefícios pecuniários”, afirmou Monique.

O advogado que representa as sete mulheres, Joseph Cammarata, por sua vez rotulou o movimento de “jogada básica de qualquer advogado”, e destacou que Cosby apenas iniciou ações contra sete delas, quando há dezenas de outras mulheres que o processaram.

Em 27 de julho, a revista “New York Magazine” publicou em sua capa as fotografias de 35 mulheres que garantem que foram vítimas de abuso sexual por parte de Cosby e que detalharam suas acusações no interior da mesma. As mulheres apareceram fotografadas em preto e branco e sentadas com a mesma postura, ao lado de uma cadeira vazia, que representava as outras que não puderam tornar públicas suas acusações.

Desde então, no entanto, o número de mulheres que processaram o ator já chegou a aproximadamente 60. O artista foi durante as décadas de 1960, 1970 e 1980 o grande referencial da comédia televisiva nos Estados Unidos com seu programa “The Cosby Show”, emitido pela emissora “NBC”.