Bob Dylan envia discurso de 25 minutos em aceitação ao Nobel de Literatura

  • Por EFE com Jovem Pan
  • 05/06/2017 16h33
Bob Dylan

O cantor americano Bob Dylan enviou à Academia Sueca o seu discurso de aceitação ao prêmio Nobel de Literatura, anunciou a instituição, que qualificou o texto como “extraordinário” e “eloquente”, nesta segunda-feira (5).

“Agora que o discurso foi entregue, a aventura de Dylan é concluída”, destacou a entidade, que disse estar “satisfeita de anunciar o recebimento do discurso do Nobel”, uma gravação de mais de 25 minutos.

No discurso, entregue em áudio, Dylan afirmou que demorou para entender porque havia sido reconhecido com o Nobel de Literatura. “Fiquei me perguntando como minhas músicas se relacionavam com a literatura. Tive que refletir sobre isso e ver aonde estavam as relações”, falou.

O músico, então, fez um paralelo sobre como a literatura influenciou em suas canções. “Aprendi tudo na escola de gramática. Com ‘Dom Quixote’, ‘Ivanhoé’, ‘Robinson Crusoe’, ‘As Viagens de Gulliver’, ‘Uma História em Duas Cidades’ e todo o resto – leituras típicas da gramática que lhe dão uma maneira de ver a vida, a compreensão da natureza humana e um padrão para medir as coisas. Peguei tudo isso comigo quando comecei a compor letras. E os temas desses livros entraram em muitas de minhas músicas, seja conscientemente ou sem intenção. Eu queria escrever músicas contrárias a qualquer coisa que as pessoas há tinham ouvido, e esses temas eram fundamentais”, avaliou.

A Academia Sueca, que disponibilizou o áudio completo em seu site, informou querer “aproveitar esta oportunidade para agradecer a Bob Dylan e à sua equipe”, em particular a seu representante Jeff Rosen, “por ter colaborado de maneira tão maravilhosa”. O comunicado lembrou que o compositor deixou claro, em outubro do ano passado que “não estava relutante em aceitar o Prêmio Nobel de Literatura 2016” e que se sentia “muito honrado”.

No dia da cerimônia oficial em dezembro, na qual Dylan não participou por compromissos anteriormente agendados, ele enviou um discurso de agradecimento entregue pela ex-embaixadora americana na Suécia, Azita Raji.

Em 1 de abril, ele recebeu em Estocolmo, quase quatro meses depois da cerimônia oficial, o diploma e a medalha do Nobel de Literatura 2016, mas deixou pendente a entrega do discurso de aceitação. Naquela ocasião, ele não discursou, mas a Academia disse estar certa de que o músico enviaria uma gravação, já que o discurso é pré-requisito para receber as 8 milhões de coroas (quase R$ 3 milhões) da premiação.

Confira o áudio completo entregue por Bob Dylan: