Com homenagens a Pelé e Neymar, Grande Rio viaja pela história de Santos

  • Por Jovem Pan
  • 08/02/2016 03h13
Santos foi homenageada pela Grande RioGrande Rio homenageia a cidade de Santos na Sapucaí; confira

As belezas e a magia da cidade de Santos tomaram conta do Rio de Janeiro na primeira noite dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca. Quarta escola a entrar na Marquês de Sapucaí, já na madrugada desta segunda (8), a Acadêmicos da Grande Rio viajou pela história da cidade do litoral de São Paulo e homenageou a terra que viu um dos principais times de futebol do país nascer.

Com o enredo “Fui no Itororó beber água e não achei. Mas achei a bela Santos e por ela me apaixonei”, a escola explicou desde a escolha do nome da cidade santista, passou pela influência portuguesa na arquitetura local e ainda homenageou o Santos Futebol Clube, celeiro de craques como Neymar e Pelé.

Inspirada no espetáculo argentino Fuerza Bruta, a comissão de frente trouxe o surgimento do menino que bebe a água de Santos, na fonte do Itororó, e se torna o Rei Pelé, maior jogador de todos os tempos.

Já o primeiro casal de mestre sala e porta-bandeira da Grande Rio, formado por Daniel Werneck e Verônica Lima, chegou de carruagem representando Dom Pedro I e a Marquesa de Santos.

Fundada no dia de todos os santos, a cidade litorânea foi batizada de Santos. E é exatamente esse contexto que foi levado pela escola no carro abre-alas: todos os santos representados na alegoria.

Grande craque do Peixe nos últimos tempos, o atacante Neymar, hoje no Barcelona, também recebeu homenagens na apresentação da Grande rio. Os 280 integrantes da bateria vestiram fantasias que fizeram referências ao jogador com perucas que imitaram os cortes de cabelo do craque.

Com uma verdadeira viagem no tempo, a Grande Rio visitou importantes acontecimentos da história santista como a chegada de imigrantes que desembarcaram na cidade, e o período de ouro do café, momento em que o aroma de café tomou conta da avenida.

Sem Pelé e Neymar (que foi representado por seu pai, além de sua irmã, Rafaella, destaques em um dos carros) presentes no desfile, a escola contou com a presença de ex-jogadores históricos do Peixe como Pepe e Clodoaldo, e de nomes atuais como o jovem Gabriel, o Gabigol, e o técnico alvinegro Dorival Junior.

A escola ainda destacou músicas que exaltam a cidade santista como “Pelados em santos”, dos Mamonas Assassinas, que foram representados por um ala, e ainda “As curvas da estrada de Santos”, do Rei Roberto Carlos, representado por um sósia em um dos carros da agremiação.

Confira o samba-enredo da Grande Rio:

NESSE MAR DE ALEGRIA, QUERO VÊ ME SEGURAR

A GRANDE RIO MANDOU CHAMAR

VEM PRA CIRANDA IOIÔ… NO ITORORÓ VEM IAIÁ

BEBER NA FONTE QUE ME FAZ APAIXONAR

LINDO CENÁRIO DE AMOR… HISTÓRIAS PRA SE CANTAR

SANTOS… MARAVILHA DE LUGAR (VOU CONTAR)

DE ALÉM-MAR CHEGA O COLONIZADOR

O MERCADO PROSPEROU NO VAI E VEM (VAI E VEM)

O CHEIRO DOCE QUE O VENTO TROUXE… ENCANTA A FAMÍLIA REAL

NOSSA SENHORA… MÃE PODEROSA… LIVRAI ESSA TERRA DO MAL

VEIO GENTE DE TODO LUGAR PRA SOMAR

LIBERDADE, UM GRITO ECOOU ÔÔÔ

NESSA LABUTA TEM AROMA DE CAFÉ

É SABOROSO, TODO MUNDO BOTOU FÉ

PODE EMBARCAR QUE O APITO DO BONDE TOCOU

PODE EMBARCAR QUE O PROGRESSO NÃO PODE PARAR

VEM MERGULHAR NESSAS ONDAS, SENTIR O PRAZER

ESPORTE É VIDA, LAZER

TÁ NO GRAMADO A PAIXÃO

PEIXE O ORGULHO DA ‘VILA’

CELEIRO DO ETERNO CAMPEÃO

Ê! MENINO BOM DE BOLA

NO DESTINO DEU OLÉ (OLÉ… OLÉ)

O ATLETA CONSAGRADO… MAJESTADE É NOSSO REI PELÉ

CAVALHEIRO DA PAZ… MAGIA

NA CORTE TEM NEYMAR… OUSADIA E ALEGRIA

PISA FORTE GRANDE RIO, É PURA EMOÇÃO

SANTOS CONQUISTOU MEU CORAÇÃO

DESEMBARQUEI NO PORTO DA FELICIDADE

QUANTA BELEZA PRA CURTIR NESSA CIDADE