Concurso premia fotos sobre cotidiano de meninas na América Latina

  • Por Agencia EFE
  • 26/08/2014 16h03
  • BlueSky

São Paulo, 26 ago (EFE).- Na reta final das suas inscrições, o concurso de fotografia “Por Ser Menina”, uma parceria entre a Agência Efe e a ONG de defesa dos direitos da infância Plan International, premiará trabalhos de fotógrafos profissionais e amadores que mostrem o dia-a-dia de meninas e adolescentes da América Latina.

Com edição simultânea nos 13 países onde a Plan trabalha na América Latina (Brasil, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Peru), as inscrições para o prêmio vão até 29 de agosto, e as fotos devem evocar “os valores e princípios relacionados às liberdades fundamentais”.

Será selecionado um ganhador por categoria (profissional e aberta) em cada país, totalizando 26 vencedores que receberão prêmio em dinheiro em valores que vão de US$ 100 a US$ 1 mil.

Parte da campanha “Por ser menina”, lançada pela Plan International em 2012, a ação tem o intuito de promover o acesso à educação de qualidade, divulgando as barreiras que as meninas enfrentam para receber essa educação em seus países, sobretudo os de populações mais vulneráveis e excluídas.

De acordo com a ONG, a educação é uma das ferramentas pelas quais as meninas podem transformar suas próprias vidas e as das pessoas a seu redor.

“No mundo todo, as meninas enfrentam uma dupla discriminação: de gênero e de idade, deixando-as na parte inferior da escala social, uma das causas principais da pobreza infantil”, adverte a Plan.

O júri do concurso será formado por especialistas de renome internacional nas áreas de fotografia e direitos da infância, e os trabalhos vencedores serão expostos após o anúncio dos ganhadores, no dia 11 de outubro, Dia Internacional da Menina.

O formulário para participação e o regulamento do concurso está disponível em www.concursoporsernina.org, www.plan-americas.org e www.facebook.com/planamericas. EFE.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.