Coreógrafa da Acadêmicos do Tucuruvi fala da Comissão de Frente

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2014 17h26

Cheila Fusco é responsável pela coreografia da Acadêmicos do Tucuruvi

Divulgação Cheila Fusco

Com a missão de contar uma história e apresentar detalhes do que o espectador verá nos próximos 65 minutos de desfile. Esse papel é da Comissão de Frente. Na Acadêmicos do Tucuruvi, ela é administrada pela bailarina e coreógrafa Cheila Fusco, que conversou com a JOVEM PAN.

“É sempre um desafio preparar uma comissão de frente. Encaramos junto com a escola e o carnavalesco. Montamos a coreografia antes de termos as fantasias. Durante, vamos fazendo algumas modificações. É uma responsabilidade muito grande. O trabalho de 3 mil pessoas depende de nós”, explicou.

Cheila falou sobre as mudanças no quesito: “Antes, ela apresentava a escola e cumprimentava o público. Hoje, as comissões estão ficando cada vez mais espetaculosas. Elas vão para a avenida para dar show. O desafio é cada vez maior. Manter essa energia ao longo de toda a passagem é o que almejamos. O público é o que nos dá esse contexto”.

A coreógrafa elaborou: “Temos o papel de mostrar um pouquinho do que vai acontecer ao longo de todo o desfile. Temos um samba, mas podemos trabalhar com ballet, dança de rua, algo mais teatral. Adaptamos todo o repertório dos bailarinos para o que vai acontecer no desfile, sem sermos literais. Tem que ter muita riqueza e trabalho de pesquisa muito grande”.

A história de Fusco é inusitada: “São cinco anos nesse papel. Caí de paraquedas no carnaval de São Paulo. Sempre fui uma pessoa um pouco preconceituosa com o carnaval. Quando vi o trabalho duro de um ano todo, comecei a respeitar essa manifestação cultural que todo mundo deveria conhecer”, revelou.

Muitas são as preocupações de Cheila antes do desfile: “Que os bailarinos comecem e terminem com o mesmo gás, que não errem, que estejam muito alegres, que ninguém se machuque ou fique doente. Determino até o que eles vão comer, não deixo beber nem em ensaio, têm que estar focados. A agremiação depende disso”.

A Acadêmicos do Tucuruvi será a quinta escola a passar pelo Anhembi na primeira noite de desfiles do carnaval de São Paulo e apresentará o enredo: “Uma Fantástica Viagem ao Mundo da Imaginação Infantil”.

Confira a entrevista com Cheila Fusco no áudio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.