Tenor Plácido Domingo é acusado de assédio sexual por nove mulheres

Cantor de 78 anos diz que acreditava que relações eram consensuais

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2019 12h39
EFEDenúncias contra tenor de 78 anos foram publicadas pela agência Associated Press

Nome consagrado da música clássica, o tenor espanhol Plácido Domingo, de 78 anos, está sendo acusado de assédio sexual por nove mulheres, entre elas uma dançarina e oito cantoras que trabalharam com ele. As informações foram publicadas nesta terça-feira (13) pela agência de notícias Associated Press (AP).

Segundo a agência, os assédios aconteceram desde a década de 1980 e Domingo teria importunado sexualmente suas colegas em ambientes profissionais. Atualmente o tenor comanda a Ópera de Los Angeles.

Nos depoimentos das mulheres, uma delas afirma que o cantor colocou a mão por baixo de sua saia logo após um ensaio. Outros relatos incluem tentativas de beijos à força. Ainda segundo os relatos, aquelas que negavam as investidas de Domingo eram ameaçadas com a perda de emprego e boicote na profissão.

A meio-soprano Patricia Wulf foi a única vítima que autorizou a divulgação de seu à AP. As demais mulheres pediram anonimato pois ainda trabalham com música clássica e temem sofrer represálias.

“Toda vez que eu saía do palco, ele estava esperando por mim. Ele chegou o mais perto que pôde, colocou o rosto na frente do meu, abaixou a voz e disse: ‘Patricia, você tem que ir para casa hoje à noite?”, contou Wulf, hoje com 61 anos e aposentada da profissão.

Ela afirma que não teve relações sexuais com Domingo, mas que o comportamento inadequado dele era um “bem conhecido segredo” e, por isso, decidiu torná-lo oficialmente público. “Estou dando um passo à frente porque espero poder ajudar outras mulheres a relatar ou ser forte o suficiente para dizer não”.

Procurado pela AP, Plácido Domingo negou as acusações, afirmando que “as alegações dessas pessoas anônimas datadas de mais de 30 anos atrás são profundamente perturbadoras, e como apresentadas, imprecisas”.

“É doloroso saber que eu tenha desapontado alguém ou feito alguém se sentir desconfortável, não importa há quando tempo atrás e apesar das minhas melhores intenções. Eu acreditava que todos os meus relacionamentos e interações tivessem sido bem-vindos e consensuais”, disse o cantor.