Galo da Madrugada reunirá 2 milhões de foliões ao ritmo do frevo em Recife
Ensaios de preparação para o bloco do Galo da Madrugada
Ensaios para o bloco do Galo da MadrugadaCom um percurso de quase seis quilômetros, os foliões se preparam para se divertir no Galo da Madrugada. O desfile, que acontece nas ruas de Recife, está programado para o dia 14 de fevereiro e a concentração acontecerá nas primeiras horas da manhã. O diretor do bloco, Rômulo Meneses, falou aos ouvintes da Jovem Pan sobre os valores de um camarote.
“O preço dos camarotes varia muito dependendo das contrapartidas e da época em que são comprados (primeiro, segundo, terceiro lotes). Começam na faixa de 170 reais e chegam até 800 reais, dependendo dos serviços oferecidos, como open bar”, contou Rômulo.
Um grande número de pessoas costuma comparecer às apresentações do bloco segundo o organizador. “Esse número tem se situado hoje em torno de 2 milhões de foliões porque essa quantidade não é medida apenas onde o desfile físico dos trens ocorre. São praticamente cinco bairros do centro do Recife”, destacou.
O ritmo musical predominante é o frevo, estilo típico do estado de Pernambuco. Por isso, todas as canções que pertencem a outros ritmos musicais são adaptadas para o frevo. “Temos frevo, maracatu, ciranda. Mas existem também outros ritmos em que são feitas adaptações de outros arranjos musicais para ritmos de frevo. Então a gente tem músicas de forró, samba, axé e brega em ritmo de frevo”, explicou Rômulo.
São 30 trios elétricos que desfilam no Galo da Madrugada. As bandas são predominantemente locais e elas podem convidar artistas de outras regiões para ajudar a divulgar o frevo. Além deles, tamb[ém são esperados artistas de reconhecimento nacional. “Fafá de Belém, Elba Ramalho, Alceu Valença, Carlinhos Brown, Maria Gadu, Nação Zumbi, O Rappa. É uma média de uns 200 cantores no Galo”, apontou o diretor.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.