Gaviões da Fiel apresentará os lados lúdico e macabro das cartas de baralho no Anhembi

  • Por Jovem Pan
  • 04/02/2015 15h47
Reprodução/Facebook Zilkson Reis faz joinha para a câmera Zilkson Reis, carnavalesco da Gaviões da Fiel

A Gaviões da Fiel, uma das escolas de samba de maior torcida no Carnaval de São Paulo, se prepara para mexer com a imaginação do público. Com enredo “No jogo enigmático das cartas, desvendem os mistérios e façam suas apostas, pois a sorte está lançada”, a agremiação que amargou o décimo lugar em 2014, promete muitas surpresas na passarela do samba.

Para explicar o tema do enredo deste ano, o carnavalesco Zilkson Reis conversou com a Jovem Pan. “A gente vai levar para a avenida uma brincadeira que muita gente gosta. O baralho, por ter um aspecto de magia, conduz o enredo com a carta surpresa, que é o coringa. No primeiro setor, a gente traz o maior símbolo da escola, o gavião voador, em forma de coringa, onde ele vai deixar que o público brinque e faça a jogada de mestre. Após isso, a gente entra no universo das previsões, místicos, cartomante, tarô, cigano”.

E prosseguiu: “No terceiro setor, o universo lúdico, onde a gente fala da arte e da ficção. No quarto setor, falamos de outra face do baralho, o macabro e o diabólico. Isso me inspirou quando descobri nas pesquisas que existe o baralho Illuminati, que anunciou grandes tragédias que aconteceram. No último setor, a gente fecha falando do baralho na atualidade, com o baralho cibernético, e com o fato das pessoas poderem brincar com baralho numa tela virtual com multidões ao redor do mundo”, explicou.

Nas pesquisas para o desenvolvimento do enredo, o carnavalesco explorou a fundo o lado macabro do baralho, que estará no quarto setor. “No macabro, existe uma ala que representa a carta da morte, que é o Az de espada. Antigamente, na Guerra do Vietnã, era uma espécie de intimidação dos americanos para aterrorizar e causar medo nos vietcongues. É um teatro muito expressivo que vai ser bem representado”, contou Zilkson.

A Gaviões da Fiel será a segunda escola de samba a passar pelo Anhembi na segunda noite do Carnaval.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.