Instagram e Snapchat removem função GIF após denúncia de conteúdo racista
Os usuários do Instagram e Snapchat podem ter reparado algo diferente nos aplicativos: ambas as empresas removeram a função de adicionar GIFs às histórias neste sábado (10). A decisão veio depois que um usuário alertou sobre um conteúdo racista disponível na Giphy, plataforma que disponibiliza as animações.
Em imagens publicadas pelo site TechCrunch é possível ver o GIF em questão. A imagem traz o título “contador de crimes” acompanhado de uma palavra de cunho racista, um apresentador dizendo “continue girando, Bonzo, os números só continuam aumentando” e um macaco girando uma manivela.
Assim que o conteúdo racista denunciado chegou ao conhecimento do Instagram e Snapchat, ambas as empresas decidiram remover a função de GIF por tempo indeterminado até que a Giphy solucione o problema.
“Desabilitamos até termos certeza de que isso não vá acontecer novamente. Estamos esperando um retorno do time da Giphy”, relatou o Snapchat à publicação. O Instagram reforçou que o conteúdo racista “não tem espaço na plataforma”: “interrompemos nossa integração com a Giphy enquanto eles investigam o problema”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.