Jessica Jones, Mulher-Maravilha e mais: personagens femininas ganham espaço

  • Por Amanda Garcia/Jovem Pan
  • 08/12/2015 14h23
Montagem/Divulgação Mulheres na TV e Cinema

Sabe aquele estereótipo da mulher coadjuvante, apenas um rostinho bonito, quase sem falar? Esqueça. Cada vez mais, personagens femininas conquistam seu espaço no cinema, televisão, literatura, quadrinhos e muito mais.

Quando o assunto é o mundo dos super heróis, então, as mulheres viviam, até pouquíssimo tempo, em absoluto segundo plano. Não mais. Com o mercado cada vez mais voltado aos universos da cultura geek, o que se vê é uma clara – ainda bem – inversão do jogo.

Produções como “Sense 8” e “Jessica Jones”, da Netflix, caminham a passos largos para a valorização de todo tipo de figura feminina. Durante a Comic Con Experience, esse fato foi muito comemorado pelos atores das séries. 

 

Uma das atrizes preferidas do elenco de “Sense 8”, Jamie Clayton (na foto), mulher transexual, afirmou que é “um orgulho e honra” poder interpretar um papel em que as pessoas se espelham e se sintam representadas. Ela ainda ressaltou o fato do roteiro ser assinado também por uma transexual, Lana Wachowski.

Jamie reforçou a dimensão que a sua popularidade traz para a causa, algo, segundo ela, “sem precedentes”.

Krysten Ritter, dona da protagonista de “Jessica Jones”, também engrossou o coro em prol do empoderamento feminino. “(Minha personagem) é durona, tenho muito orgulho de interpretá-la”, afirmou no evento.

A lenda dos quadrinhos Frank Miller – autor de ícones como “Sin City” – não ficou de fora da discussão em seu próprio painel. Ao ser questionado sobre o porquê das mulheres deverem ter mais destaque, ele foi enfático: “justamente por causa de perguntas como essa”. E foi ovacionado.

 

Um longo caminho

Enquanto no mundo da TV diversas mulheres têm tido o seu lugar de destaque nos universos das HQs, o cinema ainda dá seus primeiros passos nesse sentido.

Nos “Vingadores”, por exemplo, a Viúva Negra – interpretada por Scarlett Johansson – tem papel-chave na trama dos heróis da Marvel. Mesmo assim, os fãs clamam por um filme solo, ainda sem sucesso.

Em contrapartida, a DC Comics já está apostando suas fichas em longa da “Mulher Maravilha” – que dará as caras pela primeira vez em “Batman vs Superman” no ano que vem – que chegará aos cinemas apenas em 2017.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.