J.K. Rowling causa polêmica com temática de novo livro
‘Trouble Blood’ conta a história de um serial killer que se veste de mulher para cometer feminicídios
A autora de Harry Potter parece não conseguir ficar longe das polêmicas. Depois de anunciar seu novo livro de romance policial ‘Trouble Blood’ (Sangue Perturbado, em tradução livre), escrito com o pseudônimo Robert Galbraith, J.K. Rowling foi duramente criticada nas redes sociais pelo enredo da história: um homem cis que se veste de mulher para assassinar outras mulheres. A temática remete aos comentários transfóbicos que a autora deu em ocasiões anteriores. O crítico literário Jake Kerridge fez sua resenha para o jornal britânico The Telegraph e comentou “me pergunto o que os críticos da posição de Rowling sobre questões trans vão achar de um livro cuja moral parece ser: nunca confie em um homem de saias”. O livro entra em pré-venda amanhã.
No Twitter, a hashtag #RIPJKRowling ficou entre os assuntos mais comentados da tarde dessa segunda-feira (14). Entre os comentários dos brasileiros está o da pedagoga Ana Flor, que milita pelas causas das travestis nas redes sociais. Segundo ela, a nova obra de Rowling acaba “corroborando e reiterando um imaginário social de mulheres trans e travestis como criminosas”. Outros ainda chegaram a questionar se é possível separar o autor de sua obra, fazendo relação com o mundo bruxo de Harry Potter.
JK Rowling, mais conhecida como "autora de Harry Potter", é uma transfóbica assumida. Acabou de revelar que, em seu novo livro, terá um "homem que se veste de mulher para matar". Corroborando e reiterando um imaginário social de mulheres trans e travestis como criminosas.
— Ana Flor (@Tdetravesti) September 14, 2020
"Eu amo demais Harry Potter. Eu sei que a JK Rowling é transfóbica, mas não consigo abrir mão de algo tão importante para mim!"
Vou deixar você pensando com essa frase do Dumbledore:
"Daqui a um tempo nós teremos que escolher entre o que é certo e o que é fácil."#RIPJKRowling pic.twitter.com/cXk3x7yTqn— Renan Wilbert (@RenanWilbert) September 14, 2020
Antes eu amava a J.K Rowling, depois de tantos casos de transfobia sendo associados a ela, não tem jeito a não ser declará-la como morta #RIPJKRowling. Ñ sei como ela, sendo como é, conseguiu escrever Harry potter!! É aquele ditado: temos q dissociar a arte do artista!!! pic.twitter.com/VQJPJAphPw
— Darlam alves (@Darlam_alves) September 14, 2020
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.