Morre nos EUA Lemmy Kilmister, líder da banda Motörhead

  • Por Jovem Pan
  • 29/12/2015 11h24
Divulgação

Lemmy Kilmister, o lendário líder da banda britânica de rock pesado Motörhead, morreu nesta segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 70 anos, informou a página oficial do grupo no Facebook.

“Não há uma maneira fácil de dizer isto”. “Nosso nobre amigo Lemmy faleceu hoje após uma curta batalha contra um câncer extremamente agressivo”, diz o comunicado da banda.

O grupo manifestou sua tristeza pelo falecimento de seu líder e pediu a seus fãs espalhados pelo mundo que celebrassem a vida e a música de Lemmy.

Ian “Lemmy” Kilmister nasceu em 24 de dezembro de 1945 em Stoke-on-Trent, na Inglaterra, e começou a tocar o baixo e a se interessar pela música nos anos 1960.

Em meados dos anos 1970, o músico fundou o Motörhead, que se transformaria em uma referência indiscutível do som pesado com o ‘power trio’ formado por Lemmy no baixo e voz, Eddie Clarke nas guitarras e Phil Taylor na bateria. Este último também faleceu neste ano, em junho, aos 61 anos.

O Motörhead estreou em 1977 com um álbum homônimo, mas foram discos como “Overkill” (1979) e “Ace of Spades” (1980) que levaram a banda a se tornar um dos ícones e uma das maiores influências do rock pesado em todo o mundo.

O grupo teve várias formações em suas quase quatro décadas de atividade, mas sempre com Lemmy à frente. O Motörhead lançou 22 álbuns de estúdio e vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o planeta, o último deles – “Bad Magic” – lançado em agosto deste ano.

Após saber da morte de Lemmy, o vocalista do grupo Black Sabbath, Ozzy Osbourne, afirmou no Twitter que tinha perdido “um de seus melhores amigos”.

“Era um guerreiro e uma lenda. Vejo você do outro lado”, acrescentou Ozzy.

Também expressou suas condolências pelo falecimento de Lemmy o músico e fundador do grupo Mötley Crüe, Nikki Sixx.

“Sentirei saudades de você, colega, e também de nossas conversas. Você sempre foi um pilar de dignidade”, escreveu Sixx no Twitter, em uma mensagem acompanhada de uma foto sua junto ao líder do Motörhead.

Outra lenda do rock que fez questão de homenagear o falecido músico foi Gene Simmons, do Kiss, que compartilhou uma foto sua abraçado a Lemmy junto com a mensagem: “Descanse em paz, meu amigo”.

Após o lançamento de “Bad Magic” em agosto, o Motörhead tinha planejado para 2016 uma turnê pela Europa, que começaria no dia 23 de janeiro em Newcastle, na Inglaterra, e que passaria por países como França, Espanha, Suíça, Itália e Alemanha. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.