Sam, da Império de Casa Verde, afirma: “Carnaval é a melhor coisa que existe”

  • Por Jovem Pan
  • 24/02/2014 16h52

Sam é o diretor de bateria da Império de Casa Verde

Sam da Império

Um dos comandantes da bateria da escola de samba Império de Casa Verde, desde 2005, Sam é um dos personagens de destaque no Carnaval de São Paulo. Ele conversou com a JOVEM PAN sobre sua história.

“O carnaval é a melhor coisa que existe e a Império é a minha vida. O que eu tenho e sou hoje eu devo à Império, minha história está aqui dentro. Aprendi muita coisa dentro da escola. Não passei em todos os setores, mas tomei conta de todos eles”, contou.

Ele explicou o papel do quesito no carnaval: “A bateria na escola de samba é o coração. Ela é quem faz com que a escola evolua, dance e cante. É um fator primordial. Sem ela teria desfile, mas seria bem diferente. É ela quem dá ênfase para um desfile bacana”.

Sam ainda ressaltou o cargo da direção: “O Mestre nomeia alguns diretores para tomar conta de um grupo de instrumentos que os ajudam no trabalho. Dessa forma, fica mais fácil de trabalhar. Um diretor de bateria é muito importante, sozinho, não dá para fazer o quesito ter nota dez”.

Sobre as famosas paradinhas, ele revelou como elas acabam acontecendo: “Começamos a trabalhar a partir do samba enredo. As paradinhas acontecem em cima de uma melodia. Elas não podem ocorrer do nada. Na Império, temos uma bateria composta basicamente de músicos e, assim, se torna mais fácil. É exaustivamente ensaiado para que no dia dê tudo certo”.

A Império de Casa Verde será a sexta escola a passar pelo Anhembi na segunda noite de desfiles.

Confira a entrevista completa com Sam no áudio.