“Saturday Night Live” contrata comediante negra para acabar com críticas

  • Por Agencia EFE
  • 07/01/2014 02h59

Sasheer Zamata foi incluída no grupo de comediantes do conhecido programa da televisão 

Sasheer Zamata foi incluída no grupo de comediantes do conhecido programa da televisão

Nova York, 6 jan (EFE).- A comediante Sasheer Zamata foi incluída no grupo de comediantes do conhecido programa da televisão dos Estados Unidos Saturday Night Life, se tornando a primeira atriz afro-americana da atração nos últimos seis anos, saldando uma dívida com a diversidade da qual o programa foi acusado no ano passado.

Segundo o Twitter oficial da atração transmitida pela NBC, Sasheer, escolhida após um extenso processo de audições por todo o país, começará em janeiro a fazer parte do elenco do Saturday Night Live, um clássico da TV americana.

Maya Rudolph, a última atriz de ascendência afro-americana do programa, o deixou em 2007 após assumir os papéis de pessoas negras (como sua famosa paródia do parto de Beyoncé, realizada de maneira especial anos mais tarde) até quando seu aspecto era notavelmente menos racial que o de Sasheer.

Após participar de séries de televisão como “Inside Amy Schumer” e com formação teatral em Nova York, Sasheer está em linha com outras artistas afro-americanas que tiveram papel de destaque no programa, como Ellen Cleghorne (1991-1995) e, nos anos 1980, Yvonne Hudson e Danitra Vance.

Em 2013, o programa tinha acrescentado seis novos rostos a seu elenco de comediantes, todos brancos, exceto a latino-tunisiana Noel Wells, o que gerou críticas contra a atração cujos únicos rostos afro-americanos eram de homens – Kenan Thompson e Jay Pharoah – em um elenco com o total de 16 pessoas.

Kenan Thompson e Jay Pharoah foram os primeiros a comentar abertamente a pouca representação de pessoas negras no programa, o que fez com que seus criadores iniciassem um “casting” que percorreu Chicago, Los Angeles e Nova York.

O “Saturday Night Live”, criado por Lorne Michaels, é uma tradicional plataforma de lançamento de atores nos Estados Unidos. O programa revelou nomes como Jimmy Fallon, Bill Murray, Eddie Murphy, Mike Myers, Will Ferrell e Kristen Wiig.

Além disso, personalidades como Justin Timberlake, Madonna, Barbra Streisand, Lady Gaga e Beyoncé participaram de diferentes esquetes do programa, cujo formato foi vendido para países como Brasil, Espanha, Itália e Japão. EFE