Cine Belas Artes de São Paulo anuncia patrocínio de cerveja e passa a se chamar Petra Belas Artes

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2019 14h36
Divulgação/Belas Artes Imagem de arquivo do cinema; fechada é tombada e prédio já passou por uma série de reformas

A Cerveja Petra é a nova patrocinadora do Cine Belas Artes. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) nas redes sociais da marca. Com o acordo, o estabelecimento, um dos mais tradicionais cinemas de ruas de São Paulo, passará a se chamar Petra Belas Artes.

O espaço estava prestes a fechar as portas já que, no último mês de fevereiro, perdeu o apoio da Caixa Econômica Federal. Antes disso, o Belas Artes já havia ficado fechado por três anos, entre 2011 e 2014, reabrindo graças à parceria com o banco.

Sobre o cinema

Segundo as informações do site oficial, o local se destina à exibição de filmes desde 1956. Como “Cine Belas Artes” foi inaugurado em 1967 com o filme de abertura “Os russos estão chegando os russos estão chegando”, programado pela Sociedade Amigos da Cinemateca.

Em 1980 ganhou a divisão de seis salas, existente até hoje, batizadas cada uma com o nome de um artista brasileiro: Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda.

“Devido a sua programação alternativa, mesclando filmes de nacionalidades diversas e mantendo alguns filmes por longo período em cartaz, o Cine Belas Artes tornou-se um dos mais importantes pontos de encontro intelectual e artístico da cidade”, diz o site.

Em 2002, André Sturm e a O2 Filmes assumiram o prédio, que passou por uma grande reforma em 2003, e foi inaugurado em 2004 com a exibição simultânea em todas as suas salas de “Do outro lado da rua”, estrelado por Fernanda Montenegro e Raul Cortes.

Em 2013, o cinema teve sua fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual.