Episódio de ‘Os Simpsons’ retratou doença parecida com coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 04/02/2020 13h40
ReproduçãoEpisódio de 1993 da animação falou de doença semelhante, mas com origem no Japão

O seriado “Os Simpsons” ficou conhecido na internet por conseguir “prever o futuro” em seus episódios, com pessoas comparando cenas da animação a eventos reais. Agora, alguns internautas dizem que o programa previu o surto de coronavírus.

As comparações se baseiam no episódio da quarta temporada “Marge in Chains”, lançado em 1993. Nele a cidade onde vivem os personagens, Springfield, é atingida pela Osaka Flu, ou Gripe de Osaka, que seria transmitida em caixas com sucos comprados de uma empresa japonesa pelos moradores.

O paralelo, entretanto, tem ignorado o fato da cidade de Osaka ficar no Japão, e não na China, onde o surto de coronavírus começou. A doença também não se espalha em caixas enviadas pelos correios, como ocorre no episódio da animação.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o risco de transmissão da doença por encomendas é baixo, devido à pouca capacidade de sobrevivência do vírus considerando o tempo de viagem e a temperatura das embalagens. Não foram registrados casos envolvendo esse tipo de contágio até o momento

Apesar das diferenças as comparações não param, e alguns usuários chegaram a fazer uma montagem que mostra uma cena de jornal na série com uma imagem com o título “Corona Vírus”. A imagem original é do episódio “The Fool Monty”, de 2010, e fala sobre a Doença do Gato Doméstico.

Recentemente também surgiram montagens que alegavam que “Os Simpsons” teria previsto a morte do jogador de basquete Kobe Bryant, mas as imagens também eram falsas, juntando uma cena do episódio “Homer The Great”, da sexta temporada, em que é mostrado um helicóptero batendo em um prédio e um trecho do episódio “The Falcon and the D’ohman”, da temporada 23, em que Kobe Bryant faz uma breve aparição.

*Com Estadão Conteúdo