Após empate sem gols, Bayern e Shakhtar voltam a duelar por vaga nas oitavas
Berlim/Kiev, 10 mar (EFE).- Iguais na ida em 0 a 0, Bayern de Munique e Shakhtar Donetsk duelarão nesta quarta-feira às 16h45 (horário de Brasília), na Allianz Arena, em busca da vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.
A partida de volta coloca frente a frente dois times de campanhas opostas na primeira fase, já que o campeão alemão venceu cinco de seis desafios. Já o detentor do título do Campeonato Ucraniano, fez nove pontos de 18 possíveis, tendo vencido duas partidas e ficando na vice-liderança do grupo H, atrás do Porto.
Na Arena Lviv, Shakhtar e Bayern não saíram do zero, apesar do maior poderio ofensivo da equipe de Munique, que finalizou oito vezes contra uma do rival. Além disso, os comandados por Josep Guardiola mantiveram a bola nos pés por mais tempo, em 59% da partida.
Agora, em casa, a equipe bávara precisará vencer para conseguir avançar às quartas de final. O time de Donetsk, por sua vez, se classificará com o resultado positivo ou com qualquer empate com gols. Caso o 0 a 0 se repita, a partida vai para a prorrogação.
O Bayern, no entanto, vai para o compromisso em casa sem um de seus principais jogadores, o volante Xabi Alonso, expulso na ida. Philipp Lahm, Mehdi Benatia, Thiago Alcântara e Javi Martínez estão fora por problemas físicos.
Apesar dos problemas com jogadores do setor defensivo, a grande dúvida de Guardiola é no ataque, já que Thomas Müller, Mario Götze e Robert Lewandowski disputam duas vagas no time titular, que também terá Arjen Robben e Franck Ribéry atuando, como de hábito, abertos pelos lados do campo.
O Shakhtar, por sua vez, chega para o jogo com muitas esperanças de avançar, surpreendendo um dos maiores gigantes do futebol europeu. Para isso, a equipe precisará quebrar um jejum de quase seis anos sem vencer um rival alemão em competições continentais.
Desde superar o Werder Bremen, superado na final da Copa da Uefa (atual Liga Europa) por 2 a 1, na prorrogaçao, o time jogou quatro vezes com rivais do país campeão mundial, perdendo duas vezes e empatando outras duas.
Para o jogo, a boa notícia é o retorno do versátil Taras Stepanenko, originariamente volante, mas que também atua como zagueiro. Nesta quarta-feira, o ucraniano, no entanto, deverá atuar a frente da linha defensiva.
Uma dúvida do técnico Mircea Lucescu para a partida será no setor ofensivo, com Douglas Costa e Ilsinho disputando vaga na equipe titular. Fernando, Fred, Alex Teixeira e Luiz Adriano – artilheiro da primeira fase do torneio – deverão começar jogando.
None
Prováveis escalações.
Bayern de Munique: Neuer; Rafinha, Boateng, Badstuber e Bernat; Schweinsteiger, Alaba, Robben, Müller (Götze) e Ribery; Lewandowski. Técnico: Josep Guardiola.
Shakhtar Donetsk: Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Shevchuk; Stepanenko, Fernando, Fred e Douglas Costa (ou Ilsinho); Alex Teixeira e Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.
Árbitro: William Collum (Escócia), auxiliado por Damien MacGraith (Irlanda) e Graham Chambers (Escócia).
Estádio: Allianz Arena, em Munique (Alemanha). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.