Atlético-PR entrega documento e amistoso contra Corinthians será realizado

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2014 11h51
Atlético-PR divulga imagens noturnas da Arena da Baixada

O Atlético-PR entregou no final da manhã desta quarta-feira (14) o Laudo Técnico de Engenharia da Arena da Baixada, documento requerido pelo Ministério Público do Paraná, que ameaçava pedir o cancelamento do amistoso diante do Corinthians, marcado para às 19h30. A partida será o maior teste do estádio antes que ele seja entregue à Fifa, no dia 22 de maio.

Jovem Pan transmite todas as emoções de Atlético-PR x Corinthians com narração de José Manoel de Barros, reportagens de Fabio Seródio e comentários de Tiago Mendonça. Intervalo e Fim de Jogo ficam por conta de Wanderley Nogueira. Vander Luiz comanda Plantão Esportivo. O Jovem Pan Online transmite, minuto a minuto, todos os lances da partida. Para acompanhar, acesse o www.jovempan.com.br a partir das 19h30.

Segundo a promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, o documento entregue pelo clube paranaense é provisório, mas foi aceito pelo MP diante da responsabilidade do Furacão em arcar com a responsabilidade do evento-teste na Arena da Baixada. O público esperado para o amistoso é de 30 mil pessoas.

A Arena da Baixada receberá quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo de 2014: Irã x Nigéria (16 de junho), Honduras x Equador (20 de junho), Austrália x Espanha (23 de junho) e Argélia x Rússia (26 de junho).

Leia, na íntegra, a nota do Ministério Público:

O Clube Atlético Paranaense entregou, na manhã desta quarta-feira (14 de maio), o Laudo Técnico de Engenharia da Arena da Baixada, onde está marcado para hoje, a partir das 19h30, o jogo-teste entre Atlético e Corinthians. Com isso, fica superado o impasse sobre a realização da partida, confirmada para o estádio, que, no próximo mês, receberá jogos da Copa do Mundo de Futebol.

Segundo a promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, da 1.ª Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, o documento entregue é provisório, mas foi aceito pelo Ministério Público do Paraná diante do compromisso do Furacão de arcar com a responsabilidade pela segurança no jogo-teste. A previsão é de que 30 mil pessoas prestigiem o amistoso.

Estatuto do Torcedor – A exigência do Laudo Técnico de Engenharia – assim como dos laudos de segurança, vigilância sanitária e de prevenção e combate de incêndio – está prevista no Estatuto do Torcedor. Há 45 dias, o MP-PR solicitou os laudos ao Atlético, mas a entrega só ocorreu no início desta semana – data limite para a apresentação dos atestados.

O laudo de engenharia apresentado descumpria, porém, os requisitos estabelecidos na Portaria 124/2009, alterada pela Portaria 238/2010, ambas do Ministério do Esporte. Entre os itens que precisavam ser esclarecidos estava o eventual “grau de criticidade” da Arena, dado fundamental para se estabelecer, por exemplo, possível restrição de público.

Os outros laudos foram entregues dentro prazo estabelecido. A Promotoria ressalta que, para os jogos da Copa, há a necessidade de o Clube apresentar laudos atualizados.