Azul, grená, verde, amarelo: os brasileiros que brilharam nos 116 anos do Barcelona

  • Por Jovem Pan
  • 28/11/2015 20h26
Romário

O Barcelona completa, neste domingo (29), 116 anos de história e muitas glórias no futebol. Neste mais de um século de vida, o clube conquistou 23 títulos do Campeonato Espanhol, 27 da Copa do Rei da Espanha, cinco da Liga dos Campeões da Europa e dois do Mundial de Clubes. É uma história recheada de conquistas que contou com a colaboração de muitos espanhóis, holandeses e, também, brasileiros.

Para homenagear o time espanhol, o Jovem Pan Online lista abaixo 16 jogadores brasileiros que colaboraram para as glórias do Barça.

1. Lucídio Batista da Silva

Depois de jogar pelo Palmeiras e pelo Peñarol, Lucídio se transferiu ao Barcelona para ser o primeiro jogador nascido no Brasil a vestir a camisa do clube catalão. Entre 1947 e 1949, conquistou o Campeonato Espanhol por duas vezes.

2. Evaristo de Macedo

O desempenho do atacante pelo Flamengo o levou a ser contratado pelo Barça em 1957, onde levantou o troféu do Espanhol em duas oportunidades. Cinco anos depois, trocou o time pelo maior rival, o Real Madrid, onde repetiu o bicampeonato nacional.

3. William Silvio Modesto, o “Bio”

Atacante, Bio participou da Academia do Palmeiras na década de 1970, onde conseguiu destaque para jogar na Espanha. Em dez anos no país europeu, jogou ao lado de lendas como os holandeses Johan Cruyff e Neeskens no Barcelona.

4. Marinho Peres

O zagueiro trocou o Santos pelo Barcelona em 1974. No clube catalão, não pode ter carreira longa por um motivo curioso: por ser filho de espanhóis, Marinho foi convocado para o exército do país. Voltou então ao Brasil com o apoio dos dirigentes do Barça.

5. Roberto Dinamite

O ídolo do Vasco da Gama começou bem sua passagem pela Catalunha em 1979, marcando dois gols na estreia. No entanto, pouco depois o técnico Joaquín Rife, que o contratou, foi demitido, e o atacante perdeu espaço até voltar ao Brasil em 1980.

6. Romário

Em 1993, depois de cinco anos no PSV, Romário chegou ao Barcelona, onde teve início arrasador. Além de títulos e artilharias, o Baixinho inaugurou a fase de sucesso de meias e atacantes brasileiros no Barcelona dos anos 1990 em diante.

7. Giovanni                                                                                                                           

Aproveitando o sucesso de Romário, Giovanni também ganhou uma chance no Barça em 1996 e não fez feio. Fez grande dupla com Ronaldo, que chegou posteriormente, e chegou a marcar gol de título do Campeonato Espanhol.

8. Ronaldo

Assim como Romário, Ronaldo deixou o PSV para defender o Barcelona e fez sucesso no time espanhol. Em sua única temporada pelo clube, 1996-1997, foi artilheiro do Espanhol e conquistou a Copa do Rei da Espanha e a Recopa Europeia antes de ir para a Inter de Milão.

9. Rivaldo

O meia-atacante manteve a boa fase dos brasileiros no Barcelona, onde jogou de 1997 a 2002 e foi campeão espanhol, da Copa do Rei e da Recopa Europeia. Em um de seus grandes momentos pelo clube, marcou um golaço de bicicleta de fora da área que valeu vaga na Champions e, em 1998, foi eleito o melhor do mundo.

10. Sylvinho

No Barça entre 2004 e 2009, Sylvinho participou da “Era Ronaldinho Gaúcho” e do começo da “Era Messi”. Com isso, conquistou duas Liga dos Campeões e três títulos espanhóis, sendo importante peça do time na maioria deles.

11. Ronaldinho Gaúcho

Considerado um dos responsáveis pelo reerguimento do Barcelona em meados da década de 2000, Ronaldinho viveu pelo clube o ápice de sua carreira. Foi fundamental na conquista da Liga dos Campeões de 2005-2006.

12. Belletti

Mesmo não sendo uma estrela do nível de Ronaldinho Gaúcho, Belletti nada menos que o autor do gol da vitória na final da Liga dos Campeões de 2005-2006 sobre o Arsenal. Entre 2004 e 2007, foi também bicampeão espanhol e da Supercopa da Espanha.

13. Maxwell

Mesmo sendo reserva, o lateral-esquerdo colecionou diversos troféus na fase de ouro do Barcelona no fim dos anos 2000. Fez parte do time de Guardiola que encantou e dominou o mundo naquela época.

14. Daniel Alves

Um dos brasileiros de maior longevidade e sucesso no Barça, Daniel Alves foi contratado junto ao Sevilla em 2008. Conquistou cinco títulos do Espanhol e três da Liga dos Campeões como titular e, em 2014-2015, quando ficou perto de deixar o clube, fez grande temporada, o que lhe valeu uma nova renovação de contrato.

15. Rafinha Alcântara

Filho de Mazinho e irmão de Thiago Alcântara, Rafinha é uma das apostas do Barcelona para comandar seu meio de campo nos próximos anos. Com apenas 22 anos, já fez boas partidas pelo clube e participou de diversas conquistas importantes.

16. Neymar

Se a transferência do Santos para o Barcelona ainda rende problemas na Justiça espanhola, em campo é só alegria. Neymar cresce a cada temporada e já conquistou a torcida e a imprensa catalã. Em 2014-2015, foi o artilheiro e autor do gol que garantiu o título da Liga dos Campeões. É apontado como o sucessor de Messi como dono do time mais vitorioso do futebol mundial nos últimos anos.