Benzema depõe no Palácio de Justiça de Versalhes sobre chantagem a Valbuena

  • Por Agência EFE
  • 05/11/2015 10h08
France's forward Karim Benzema watches the ball during the quarter-final football match between France and Germany at The Maracana Stadium in Rio de Janeiro on July 4, 2014,during the 2014 FIFA World Cup. AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZAtacante Benzema foi detido na França acusado de chantagear meia Valbuena

O atacante francês Karim Benzema está depondo nesta quinta-feira no Palácio de Justiça de Versalhes, nos arredores de Paris, como mais uma etapa do caso da suposta chantagem ao também jogador Mathieu Valbuena, que teria que pagar para evitar a divulgação de vídeo com conteúdo erótico.

Fontes ligadas ao processo revelaram à Agência Efe que o atleta do Real Madrid deixou a sede da Polícia Judiciária de Versalhes, onde passou a noite, às 9h locais (6h de Brasília).

O juiz que toma o depoimento de Benzema decidirá até as próximas horas, sobre a “eventual acusação” do jogador, de acordo com comunicado divulgado pela promotoria local. O atacante, no entanto, pode ser declarado “testemunha assistida”, status que evitaria se tornar um acusado, mas o manteria vinculado ao caso.

Além disso, o magistrado pode declarar a liberdade do atacante da seleção francesa, sem qualquer acusação.

Fontes indicaram à Efe que os investigadores encontraram “elementos suficientes” para justificar a presença de Benzema perante ao juiz, o que não aconteceu, por exemplo com o ex-atacante Djibril Cissé, inicialmente apontado como envolvido no caso de chantagem.

O outro “famoso” implicado foi interrogado durante 12 horas no dia 13 de outubro, mas foi liberado em seguida, sem qualquer acusação. No mesmo dia, três pessoas, que seriam os responsáveis de realizar a cobrança a Valbuena, foram acusadas e presas provisoriamente.

Ontem, durante o longo interrogatório, Benzema admitiu ter falado com Valbuena sobre o caso em 5 de outubro, no período em que ambos ficaram concentrados para jogo da seleção, mas que teria feito isso a pedido de um amigo do irmão, que também está detido.

Este outro envolvido, de acordo com a imprensa francesa, seria o responsável por fazer a intermediação entre o atacante do Real Madrid e os acusados por fazer a chantagem a Valbuena. O trio, ainda de acordo com as publicações locais, teria vídeo no telefone celular, em que o meia do Lyon aparecia fazendo sexo.

Segundo a emissora “BMFTV”, o próprio atleta do Lyon teria contado aos policiais sobre essa conversa com Benzema, revelando ainda que as palavras do companheiro foram em tom ameaçador. O camisa 9, no entanto, negou esta acusação, dizendo que apenas alertou Valbuena.

A denúncia de meia é de que ele cobrado em 150 mil euros em troca da não divulgação de um vídeo com conteúdo sexual em que aparecia. Ontem, o advogado do atacante francês garantiu que o cliente não tem qualquer envolvimento com o caso de chantagem.