Bernardinho quer usar Liga Mundial para Brasil ganhar confiança para o Rio-2016

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/06/2016 21h21
Bernardinho comemora vitória do Brasil sobre Cuba no mundial de vôlei EFE Bernardinho comemora vitória do Brasil sobre Cuba no mundial de vôlei

Maior campeã da Liga Mundial, com nove títulos nas 26 edições do torneio, mas sem vencer desde 2010, a seleção brasileira masculina de vôlei estreia quinta-feira na disputa de 2016, contra o Irã, pensando na Olimpíada. “A Liga é o grande evento-teste. É claro que é uma competição importante em si mesmo, mas a preocupação maior é crescer, jogar bem, se sentir confiante para que a gente possa chegar em agosto no nosso melhor momento. Estamos talvez na metade da preparação e vamos continuar treinando forte”, disse o técnico Bernardinho após o treino desta quinta na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, palco da rodada que vai até sábado.

O Brasil fará mais dois jogos no Rio pela Liga: contra a Argentina, sexta, às 14h10, e os Estados Unidos, às 23h10 de sábado. O torneio para o Brasil continuará com rodada na Sérvia, de 23 a 25 de junho, e na França, de 1 a 3 de julho. 

A etapa final da Liga será disputada na Polônia, de 13 a 17 de julho. Vinte e um dias depois, em 7 de agosto, a seleção estreará na Olimpíada, contra o México. Os jogos da Olimpíada serão em outro palco, o ginásio do Maracanãzinho, na zona norte

A Liga servirá para Bernardinho definir o time que disputará os Jogos. Na competição que começa agora são permitidos 16 atletas, mas na Olimpíada só 12 poderão ser inscritos. Já estão definidos os dois levantadores (Bruninho e William) e os dois opostos (Wallace Souza e Evandro). Até a Olimpíada serão cortados um dos dois líberos (provavelmente Tiago Brendle, ficando Serginho), um dos quatro ponteiros (Murilo, Lucarelli, Lipe, Douglas ou Maurício Borges) e dois dos cinco centrais (Lucão, Isac, Sidão, Éder ou Maurício Souza). A disputa entre os centrais é a mais acirrada.

“Essa é a decisão mais dura, pela quantidade de excelentes jogadores. É sempre duro a gente tirar alguém de uma Olimpíada”, disse Bernardinho, sem dar dicas de quem corre maior risco de sair. Isac preocupava porque se afastou para combater uma hérnia de disco e chegou a perder 7 kg, mas voltou a treinar há uma semana e está se recuperando bem, diz o técnico, que não estipulou prazo para os cortes: “Esse é o grupo de trabalho por mais um tempinho.”

Adversário na estreia, o Irã disputou o Pré-Olímpico de 28 de maio a 5 de junho. Foi vice-campeão (havia oito seleções) e se classificou pela primeira vez para uma Olimpíada. “Quem acompanha sabe da qualidade do time do Irã. Será um bom teste, contra uma equipe que vem com ritmo bem melhor que o nosso, por ter jogado uma competição decisiva para eles, porque decidiram a vaga olímpica ali”, disse o técnico brasileiro. Outro teste que ele considera importante na Liga será contra os Estados Unidos, um dos cinco adversários do Brasil na fase classificatória da Rio-2016 (além de Canadá, Itália, França e México).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.