Buffon x Ter Stegen: experiência contra juventude na final da Liga dos Campeões

  • Por Jovem Pan
  • 01/06/2015 17h53
  • BlueSky

Buffon e Ter Stegen farão um duelo de duas gerações diferentes de grandes goleiros

Montagem sobre fotos de Instagram Buffon

A final da Liga dos Campeões será disputada neste sábado (6), às 15h45 (de Brasília), em Berlim (ALE), e além de colocar frente a frente dois gigantes do futebol europeu (Juventus e Barcelona), o embate também terá o encontro entre duas gerações de goleiros: o jovem alemão Marc-André Ter Stegen, que tem apenas 23 anos de idade, e o experientíssimo italiano Gianluigi Buffon, atualmente com 37 anos de idade.

Para efeitos de comparação, quando Buffon fez sua estreia na equipe principal do Parma, primeiro clube de sua carreira, em novembro de 1995, Ter Stegen tinha apenas três anos de idade. Tal diferença proporciona um ingrediente extra neste duelo entre goleiros na decisão do maior torneio continental do planeta e, antes da final da Uefa Champions League, o Jovem Pan Online traz um breve perfil dos dois responsáveis por evitarem que seus times sofram gol no jogo que vale a ‘Orelhuda’, como também é conhecida a taça da Liga dos Campeões.

– Gianluigi Buffon (Juventus):

Nascido em 1978, Gianluigi Buffon iniciou sua carreira no Parma, nas categorias de base do clube, e fez seu debute na equipe profissional em 1995, quando tinha 17 anos. Imediatamente começou a se destacar e virou goleiro titular do Parma.

Em seu primeiro clube, faturou a Copa da Uefa na temporada 1998-99, uma Copa da Itália, na mesma temporada, e uma Supercopa da Itália, em 1999. Ficou no clube até 2001.

Depois de sair do Parma, Buffon já foi para a Juventus e, na Velha Senhora, o arqueiro colecionou títulos, entre ele seis Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália (2014-15) e quatro Supercopas italianas.

Buffon retorna ao Estádio Olímpico de Berlim, mesmo local onde ajudou a Itália a derrotar a França, na final da Copa do Mundo de 2006, e ficar com o tetracampeonato mundial, e, desta vez, o experiente goleiro tenta levantar praticamente o único troféu importante que falta em sua carreira, depois de a Juventus bater na trave na temporada 2002-03 e perder para o Milan na decisão da Liga dos Campeões.

Colecionando também conquistas individuais, Buffon, que é considerado por muitos um dos melhores goleiros de todos os tempos, já foi eleito pela IFFHS o melhor goleiro do mundo em quatro oportunidades (2003, 2004, 2006 e 2007).

– Marc-André Ter Stegen (Barcelona):

Nascido em abril de 1992, em Monchengladbach, Ter Stegen começou sua carreira no time B do Borussia Monchengladbach e, em 2011, ele subiu ao time principal do Borussia. Em maio de 2014, o alemão foi apresentado como novo goleiro do Barcelona.

No clube catalão, Stegen é o goleiro titular na Liga dos Campeões e na Copa do Rei, enquanto que Claudio Bravo é o primeiro arqueiro no Campeonato Espanhol.

Com apenas 23 anos de idade, o alemão já faturou um título do Campeonato Espanhol e outro da Copa do Rei, na temporada 2014-15, e agora tem a chance de faturar a Tríplice Coroa com a Liga dos Campeões.

Ter Stegen também representa a seleção alemã e, nas categorias de base, foi campeão do Campeonato Europeu de seleções sub-17.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.