Chance de dérbi egípcio em torneio da CAF gera apreensão em organizadores

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 23h01

Túnis, 24 ago (EFE).- Al Ahly e Zamalek confirmaram no último final de semana presença nas semifinais da Copa das Confederações da CAF, provocando um temor na organização do torneio pela possibilidade de um duelo entre as duas equipes do Egito devido aos recentes episódios de violência nos estádios do país.

Os dois times garantiram vaga antecipada na reta final da competição, equivalente à Liga Europa e à Copa Sul-Americana, junto com Étoile du Sahel, da Tunísia, e Orlando Pirates, da África do Sul. Os confrontos, no entanto, só serão conhecidos após a rodada final da fase de classificação, marcada para setembro.

Ah Ahly e Zamalek têm uma das maiores rivalidades do futebol africano, e quando entram em campo representam um desafio para o futebol egípcio, mais conhecido nos últimos anos pelos atos de extrema violência nas arquibancadas e pela repressão policial do que pelo brilho dos jogadores.

No início deste ano, 25 torcedores do Zamalek morreram após entrarem em confronto com policiais na entrada do Estádio da Força Aérea, no Cairo, em um jogo da liga local contra o ENPPI. Três anos antes, em uma das maiores tragédias do esporte mundial, 73 pessoas morreram em um confronto entre as torcidas do Al Ahly e do Al Masry, também válida pelo Campeonato Egípcio.

As torcidas organizadas de Zamalek e Al Ahly declararam uma espécie de trégua em 2011, quando juntas lutaram e foram muito importantes na Revolução Egípcia que derrubou o então presidente Hosni Mubarak. Mas a rivalidade histórica gerou preocupação na organização da Copa das Confederações da CAF devido à chance de um duelo entre as duas equipes na semifinal ou até mesmo na decisão do torneio.

Para evitar problemas no último clássico pelo Campeonato Egípcio, a federação mudou o jogo para o estádio Borg El-Arab, em Alexandria. Outra particularidade são os árbitros, sempre estrangeiros. Desta vez, um trio sérvio foi chamado para comandar o jogo.

Um dos clubes mais vencedores da África, o Al Ahly bateu o Esperance, da Tunísia, por 1 a 0, fora de casa. E contou com um empate entre Stade Malien e Étoile por 1 a 1 para se classificar de forma antecipada à fase decisiva do torneio.

Com o resultado, o Al Ahly chegou a 10 pontos à frente do segundo colocado, o Étoile. Stade Malien, com quatro, e Esperence, com três, estão eliminados. A equipe egípcia precisa vencer o Stade Malien para não depender de outros resultados para garantir o primeiro lugar do grupo.

Na outra chave, o Zamalek confirmou a vaga na semifinal após vencer o Sfaxien, da Tunísia, por 3 a 1, no domingo. Os egípcios estão empatados em 12 pontos com o também classificado Orlando Pirates, que bateu o Leopards, do Congo, por 2 a 0.

Os dois líderes se enfrentam na última rodada, no Egito. Os donos da casa precisam vencer porque os Pirates têm maior saldo de gols. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.