Chile inaugura estádio Elías Figueroa para receber Copa América em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 19/02/2014 15h43

Santiago do Chile, 19 fev (EFE).- O presidente do Chile, Sebastián Piñera, inaugurou nesta quarta-feira o remodelado estádio Elías Figueroa na cidade de Valparaíso, que leva o nome do ex-jogador apontado como o melhor de todos os tempos da seleção chilena.

O estádio, conhecido popularmente como Playa Ancha, foi ampliado para receber 23 mil torcedores e submetido a uma profunda remodelação para atender os padrões da Fifa e receber alguns jogos da Copa América que será disputada no Chile no ano que vem.

Nesse estádio joga o Santiago Wanderers da primeira divisão do futebol chileno, equipe na qual Figueroa jogou nos anos 1960 antes de ser contratado pelo Peñarol, do Uruguai.

A inauguração contou com a presença do ministro de Esportes, Gabriel Ruiz Tagle; o presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), Sergio Jadue, de Elías Figueroa e do elenco completo do Santiago Wanderers.

Piñera disse que o novo estádio estará “a serviço de toda a comunidade” de Valparaíso, uma cidade que fui pioneira no Chile em muitos aspectos.

“O Wanderers foi o primeiro time profissional do Chile; este foi o primeiro estádio do Chile; em Valparaíso surgiu a primeira Bolsa de Comércio, o primeiro jornal, e isso dava a impressão que tudo acontecia em Valparaíso”, declarou o presidente.

Piñera também destacou a figura de Figueroa, um jogador cuja presença “não passava despercebida” e que “deixava marca” nas equipes onde jogava.

O ex-zagueiro, que também foi ídolo no Internacional, jogou as Copas da Inglaterra (1966), Alemanha (1974) e Espanha (1982); a primeira delas com 20 anos.

A inauguração do estádio será encerrada nesta noite com um amistoso entre o Santiago Wanderers e um combinado de jogadores da equipe sub-23 do Inter. EFE