Concacaf faz mudanças na fórmula das eliminatórias para o Mundial de 2018
A Concacaf fez mudanças na fórmula de disputa e definiu o calendário das eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia em 2018, que já começam em março deste ano, informou nesta segunda-feira a entidade.
Foi adicionada uma fase a mais em relação ao sistema utilizado para o Mundial de 2014, totalizando cinco. No entanto, as três primeiras etapas adotarão formato de mata-mata, com jogos de ida e volta. Antes, a segunda e a terceira rodadas também eram jogadas em grupos de quatro seleções cada.
As seis equipes que avançarem até a quarta fase ganharão a companhia das seis melhores classificadas da Concacaf no ranking da Fifa – Costa Rica, México, Estados Unidos, Honduras, Panamá e Trinidad e Tobago.
Elas serão dividas em três grupos com quatro equipes cada. As duas primeiras de cada chave se classificam para um hexagonal final, que decidirá as três seleções que irão à Copa do Mundo. A quarta melhor colocada na última fase das eliminatórias ainda poderá chegar à Rússia através de repescagem.
As partidas da primeira rodada das eliminatórias já serão jogadas entre 23 e 31 de março. Participam de sorteio que será realizado no dia 15 do mesmo mês São Cristóvão e Nevis, Montserrat, Dominica, Barbados, Bermuda, Nicarágua, Turk e Caicos, Curaçao, Ilhas Virgens, Bahamas, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Britânicas e Anguila.
Entram na segunda fase, que será disputada entre 8 e 16 de junho, além dos vencedores, Canadá, Cuba, Aruba, República Dominicana, El Salvador, Suriname, Guatemala, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, Guiana e Porto Rico.
Jamaica e Haiti esperam os dez classificados na terceira fase, realizada entre 31 de agosto e 8 de setembro.
Já a quarta fase, em formato de grupos, será disputada entre novembro deste ano e setembro de 2016. O hexagonal final ocorre entre novembro de 2016 e outubro de 2017.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.