Conflito entre rivais e confronto direto: rebaixamento agita última rodada do BR

  • Por Jovem Pan
  • 30/11/2015 10h01
Cinco clubes lutam para escapar das três vagas que restam para o rebaixamento no Brasileirão

Se o título já está decidido e as quatro vagas para a Libertadores estão praticamente sacramentadas, é a briga contra o rebaixamento que agita o final do Campeonato Brasileiro 2015. Com o Joinville matematicamente rebaixado, restam três vagas para cinco candidatos ao Z-4.

Coritiba (15º colocado), Avaí (16º), Figueirense (17º), Vasco (18º) e Goiás (19º) ainda sonham em escapar da degola e fazem as contas para saber o que será necessário para escapar da segunda divisão. Quis o destino que, para escapar do rebaixamento, algumas equipes torçam por ajuda dos rivais e que um confronto colchoasse frente a frente dois sérios candidatos ao descenso na última rodada da competição.

Confira a situação de cada uma das equipes para escapar do rebaixamento na última rodada:

Coritiba: o clube paranaense é quem tem a situação mais confortável na luta contra o Z4. Um vitória sobre o Vasco, outra equipe que sonha em se afastar da queda, livra o Coxa do pesadelo da segunda divisão.  Até mesmo um empate em casa ou uma derrota 9dependendo de outros resultados) pode segurar o time curitibano na elite do futebol brasileiro.

Avaí: primeiro clube fora da zona de rebaixamento, o Avaí também depende de si próprio para alcançar a salvação. O problema para os catarinenses é que enfrentam o Corinthians, em São Paulo. Pesa a favor do Avaí o fato do Timão certamente atuar com a equipe reserva. Contra o time da Ressacada está o fato do Corinthians sonhar em bater o recorde de pontos no campeonato de pontos corridos.

Figueirense: o alvinegro catarinense é o primeiro candidato ao rebaixamento que precisa fazer contas e torcer por resultados para escapar do fiasco. Contra o Figueirense, em Florianópolis, só a vitória interessa ao Figueira (empate ou derrota rebaixam a equipe). Além de fazer sua parte, o time do Orlando Scarpelli precisa torcer por uma derrota do rival Avaí diante do Corinthians ou derrota do Coritiba contra o Vasco.

Vasco: muito perto da queda, o Vasco terá missão difícil na última rodada: vencer o Coritiba é obrigação, mas não é o bastante. Para se manter na primeira divisão , o gigante da colina precisa torcer para que Avaí e Figueirense não vençam suas partidas. Em desespero, o cruzmaltino terá que torcer para que o rival Fluminense ao menos empate contra o Figueira.

Goiás: o pesadelo da equipe goiana é o maior entre todos os candidatos ao rebaixamento. Para escapar da queda, o esmeraldino precisa vencer o São Paulo, no Serra Dourada,  e ainda torcer para que Vasco, Figueirense e Avaí sejam derrotados.