Consolidação para uns, reconstrução para outros: começa o Paulistão 2016

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2016 10h45

Corinthians Montagem sobre fotos Agência Corinthians/Agência Palmeiras/Sãopaulofc.net/Santos/Divulgação Corinthians

Acabou a espera! Torcedores, jogadores, técnicos e dirigentes se agitam porque finalmente a temporada 2016 vai começar para valer. Neste sábado (30), se inicia o Campeonato Paulista prometendo ser um dos mais disputados dos últimos anos. Estadual mais equilibrados do país, o Paulistão começa tendo suas quatro principais equipes em momentos distintos, e com a expectativa de equipes fortes no interior.

Entrosado e reforçado, Palmeiras vê Paulista como possível “cereja do bolo”

O Campeonato Paulista não é nem de longe o principal sonho do palmeirense para 2016. Porém, se ele for conquistado, certamente não desagradará a diretores, jogadores, comissão técnica e torcedores. No melhor dos cenários, um título estadual serviria como o complemento ideal de um ano cercado por expectativas no clube de Palestra Itália. 

Menos técnico e mais competitivo, São Paulo buscará fim de seca no Paulista

O São Paulo é o clube grande que está há mais tempo sem conquistar o Campeonato Paulista. Já se vão 11 anos desde o último título estadual do Tricolor Paulista. Foi em 2005 que a equipe do Morumbi levantou pela última vez a primeira taça da temporada.

Em 2016, o São Paulo não terá mais Rogério Ceni, Alexandre Pato e nem Luís Fabiano. Os três líderes técnicos do elenco deixaram o time. Certeza de mais um ano sem faturar o Paulistão? Não necessariamente. E a explicação para isto vem da Argentina e se chama Edgardo Bauza, que chegou ao tricolor acompanhado de alguns reforços.

“Desmanchado”, Corinthians vai usar Paulista para achar novo time

Sabe o Corinthians que encantou o Brasil e foi campeão nacional com o pé nas costas no ano passado? Então… Ele não existe mais. O time comandado pelo técnico Tite sofreu um verdadeiro desmanche neste mercado de transferências e, ao que tudo indica, não usará o Campeonato Paulista para brigar pelo título a todo custo. O objetivo será encontrar uma nova identidade.

Cinco titulares deixaram o Parque São Jorge desde a última vez em que o Timão entrou em campo em uma partida oficial e, para dificultar, a equipe alvinegra ainda precisará dividir atenções com a Copa Libertadores da América durante o primeiro semestre. Ou seja: o Paulista tem tudo, mesmo, para ficar em segundo plano.

Base, trio e “exclusividade”: Santos deve brilhar (de novo) no Paulista

Sete finais consecutivas, seis títulos nas últimas dez edições e atuações para lá de convincentes. O Santos, definitivamente, tornou-se o especialista em Campeonatos Paulistas do século XXI. E a tônica tem tudo para ser mantida na temporada que está prestes a começar. O atual campeão estadual é, de novo, um candidato fortíssimo para vencer a primeira competição do ano.

Mas a confiança na equipe da Baixada não se resume apenas ao histórico recente. O grande trunfo alvinegro para o Paulistão de 2016 é bem claro: a manutenção da base do ano passado.

Estreia, retornos, ausências… Interior tenta novo “acaso” no Paulista

Não há dúvidas de que os quatro grandes de São Paulo são os principais favoritos ao título do Campeonato Paulista. Mas e os outros 16 times que vão jogar a Série A1 do Estadual? E a sempre empolgante força do interior? Em 2016, a tendência é que ela fique um pouco ofuscada.

Muitos apontam a Ponte Preta como potencial quinta força do Campeonato Paulista de 2016. O time de Campinas, afinal, fez surpreendente campanha no Campeonato Brasileiro do ano passado e se garantiu com sobras na elite nacional para esta temporada

Uma das novidades da edição 2016 do Campeonato Paulista vai ser a presença do Água Santa, de Diadema. O clube teve uma ascensão meteórica e, em quatro anos, saiu da várzea para a elite estadual. Assim, tudo leva a crer que brigará na parte de baixo da tabela. O Estadual terá ainda a volta de equipes tradicionais como o Novorizontino, vice-campeão em 1990, e a Ferroviária, atual campeã da A2. Elas vão jogar a Série A1 do Paulistão pela primeira vez após quase duas décadas. Outras forças de tradição como Portuguesa, Bragantino e Guarani, porém, estão fora da elite do estadual e tentam se reconstruir. 

Opinião

Esqueça Polvo Paul, Mãe Dináh ou qualquer outro tipo de vidente que se arrisca a fazer previsões no esporte. Na véspera da estreia do Campeonato Paulista de 2016, quem vai usar a “bola de cristal” para tentar advinhar o nome do futuro campeão estadual é a equipe de esportes mais qualificada do Brasil. 

Wanderley Nogueira, Nilson César, Flávio Prado, Luís Carlos Quartarollo e outros integrantes do time de esportes da Jovem Pan resolveram usar toda a sua experiência para palpitar. A pergunta feita? “Quem vai ser o campeão paulista de 2016 e por quê?”. O resultado deste exercício de futurologia você vê no vídeo abaixo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.