Corinthians é o único grande de São Paulo derrotado na inauguração de estádio

  • Por Bruno Oliveira/Jovem Pan
  • 19/05/2014 12h49
SÃO PAULO, SP, 18.05.2014: BRASILEIRO/CORINTHIANS x FIGUEIRENSE - - Partida entre Corinthians x Figueirense, válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2014, no Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo. (Foto: Joel SilvaCorinthians perde para Figueirense em 1º jogo oficial da Arena

Agora detentor de um dos estádios mais modernos da América Latina, o Corinthians foi surpreendido na inauguração oficial de sua arena e acabou derrotado por 1 a 0 pelo Figueirense, neste domingo, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado negativo entra não só para história do clube alvinegro, mas também do futebol paulista, já que esta foi a primeira vez que um grande time do Estado perdeu no jogo inaugural de sua própria casa.

Principal adversário do Corinthians, o Palmeiras atuou pela primeira vez no Palestra Itália em 21 de abril de 1917, quando ainda não era proprietário do estádio. Na ocasião, goleou o Internacional-SP por 5 a 1, em partida válida pelo Campeonato Paulista. Três anos mais tarde, já como dono, conquistou resultado ainda melhor, triunfando por 7 a 0 sobre o Mackenzie, em 16 de maio de 1920, com gols de Caetano (3), Heitor (2), Fabbi e Imparato.

Caçula dos grandes clubes do Estado, o São Paulo foi amparado pelo governo local para obra do Morumbi e construiu um dos maiores estádios privados do mundo na época. Em 2 de outubro de 1960, o time tricolor disputou seu primeiro jogo no local e superou o Sporting (Portugal) por 1 a 0, com gol de Peixinho, em amistoso.

Clube mais tradicional de São Paulo fora da capital, o Santos foi o primeiro a ter seu próprio estádio, inaugurando a Vila Belmiro em 22 de outubro de 1916. E, com gols de Millon e Jarbas, triunfou por 2 a 1 sobre o Ypiranga, em confronto válido pelo Campeonato Paulista.

O Corinthians, por sua vez, não costuma levar sorte na inauguração de seus estádios. Na partida de estreia do Parque São Jorge, em 22 de julho de 1928, o clube alvinegro disputou amistoso com América-RJ e não passou de empate por 2 a 2, diante de dois mil espectadores.

Pelo fato de a Arena Corinthians ser um dos palcos da Copa do Mundo, recebendo, inclusive, a abertura do torneio, em 12 de junho, o time comandado pelo treinador Mano Menezes não atuará em sua casa nos próximos meses. Até este momento, a equipe tem dois jogos agendados no Canindé, contra Atlético-PR e Cruzeiro.