CR7, Messi ou Neuer? Bola de Ouro 2014 é a mais concorrida dos últimos anos

  • Por Jovem Pan
  • 09/01/2015 12h28

Fifa divulgou nome dos finalistas para a Bola de Ouro

Finalistas para a Bola de Ouro da Fifa

A Bola de Ouro, dada pela Fifa, é o prêmio maior que um atleta de futebol pode receber no aspecto individual. Na próxima segunda-feira (12), três gigantes do futebol mundial brigarão pelo posto de melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Portugal), Lionel Messi (Barcelona/Argentina) e Manuel Neuer (Bayern de Munique/Alemanha) são os finalistas e, apesar do favoritismo do atacante merengue, há especialistas que apostam no vice-campeonato mundial do craque argentino ou nas atuações sólidas do paredão bávaro para tirarem a glória do gajo.

Em busca do tri

Cristiano Ronaldo é especial. Odiado por muitos e amado pelas torcidas que defendeu, o atacante português já foi condecorado com o prêmio nos anos de 2008 e 2013. Nascido na Ilha da Madeira, em Portugal, o craque começou sua carreira no Sporting. Depois de chamar a atenção em poucas atuações, foi defender o poderosíssimo Manchester United. Lá, se tornou homem de confiança de Alex Ferguson e foi essencial na conquista da Liga dos Campeões 2007-08. Atuando em altíssimo nível, o atacante chamou a atenção do galáctico Real Madrid e aí se iniciaria o melhor período de sua carreira.

Com a camisa merengue, Cristiano Ronaldo se tornou uma máquina de quebrar recordes, seja os do clube da capital espanhola ou seja das competições nacionais e continentais. Em 2014, o craque conquistou “Lá Décima” (décimo título da Liga dos Campeões da história do clube espanhol) e, mais recentemente, o Mundial de Clubes. O fiasco de Portugal na Copa do Mundo (sequer passou da primeira fase) conta negativamente para Ronaldo levar para sua casa sua terceira coroação.

Nada de decadência

Nascido na cidade argentina de Rosário, Lionel Messi tinha tudo para não virar a lenda que se transformou com a camisa do Barcelona. O clube catalão investiu no menino franzino e cheio de problemas físicos e até hoje colhe frutos por essa decisão. O argentino estreou na equipe catalã em agosto de 2004 e de lá não parou de fazer história. Até o momento, Lionel Messi conquistou 21 títulos, entre eles: três Liga dos Campeões da Europa, dois Mundiais de Clubes e seis Campeonatos Espanhois. O atacante é o “dono” da Bola de Ouro, com históricas quatro premiações, marca que nenhum jogador na história do esporte conseguiu. 

Messi não levantou títulos em 2014, nem com o Barcelona e nem com a Seleção Argentina, porém há marcas a se ressaltar. Com a camisa do clube catalão, o atacante se tornou o maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa. Representando seu país no Mundial 2014, levou a Argentina à final da competição e foi eleito o melhor jogador do torneio realizado em solo brasileiro. Mesmo sem títulos, o camisa 10 do Barça e da Argentina ainda quer provar que está no auge.

Zebra alemã

Gelsenkirchen, na Alemanha, é a terra natal de Manuel Neuer (28 anos). Foi com a camisa azul do Schalke 04 que o goleiro apareceu para o mundo. Com mais de duzentas aparições pelo clube, no qual conquistou apenas dois títulos (Copa da Liga Alemã e Copa da Alemanha), o arqueiro chamou a atenção do maior campeão do país. No Bayern de Munique desde 2011, o goleiro cresceu e chegou ao topo do mundo. Foi no time bávaro que Neuer se consagrou e conquistou oito incríveis títulos, entre eles uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes e dois Campeonatos Alemães.

Apesar de ser destaque no Bayern de Munique, 2014 foi especial para Neuer pelas suas atuações com a camisa da Seleção Alemã. Foi com ela que o arqueiro conquistou a Copa do Mundo 2014, título que pode ser determinado para levá-lo à Bola de Ouro, premiação que um goleiro jamais conquistou na história do esporte.