Dante quer hexa para crianças brasileiras: “melhor maneira de incentivá-las”

  • Por Jovem Pan
  • 01/06/2014 13h32
Dante conduz a bola no treino da Seleção Brasileira na Granja Comary, 1 de Junho de 2014. MÁRIO FARACHE/ MOWA PRESSDante participa de coletivo em Teresópolis

Substituto imediato do capitão Thiago Silva, Dante sonha com o hexacampeonato para marcar seu nome na história da Seleção Brasileira, mas pensa também nas crianças brasileiras. Em entrevista coletiva neste domingo (01), o zagueiro afirmou que a conquista da Copa do Mundo serviria de exemplo para melhorar a vida dos jovens carentes do país. Homem de confiança de Felipão, o defensor rejeitou o rótulo de “unanimidade” e disse que isso não servirá de nada, caso o Brasil não levante a taça de campeão mundial.

Supercampeão pelo Bayern de Munique da Alemanha, Dante explicou porque considera o título da Copa do Mundo diferente. “Isso é tudo o que eu almejo. Ganhei muitos títulos na Europa, só que com os clubes é uma coisa. Ganhar título para uma nação é outra coisas. Ainda mais para esse povo que é apaixonado e se doa bastante para o esporte. Seria a cereja do bolo para dar um exemplo para nossas crianças, acho que o esporte é a melhor maneira de incentivá-los a superar as dificuldades em sua vida”, disse.

De infância difícil na Bahia ao estrelato. Dante revela que os companheiros de Seleção  sempre costumam reviver suas origens. “De vez em quando nos lembramos das nossas histórias difíceis e damos risadas. O mais importante é que nós estamos mostrando para o povo brasileiro nossas raízes. Hoje em dia falam que jogamos em clube grande e tudo mais, mas de onde a gente vem? Nós nos olhamos no vestiário e pensamos que vencemos. Isso ajuda para que lutemos até o final”, garantiu.

Homem de confiança de Felipão, Dante ganhou oportunidades na Copa das Confederações e não decepcionou. Tudo isso não subiu à cabeça do defensor. “O mais importante é que eu tenho plena confiança de que o trabalho não chegou ao fim. Ser unanimidade não é nada, importante é chegar na final e levantar essa taça”, assegurou.

Disputa pela titularidade

Em tom humilde, o zagueiro admitiu que David Luiz e Thiago Silva estão consolidados e confirmados como titulares na defesa do time de Felipão. Contudo, Dante não se mostrou desanimado com a concorrência da dupla. “Eles estão entre os cinco melhores zagueiros do mundo, mas cabe a mim continuar trabalhando e pensando positivo. Nós sabemos que eles mereceram a vaga, mas meu foco é treinar bem e estar pronto para quando o Felipão precisar de mim”, disse.

Substituto de Thiago Silva no amistoso da próxima terça-feira (03) diante do Panamá, Dante admitiu o peso de substituir um atleta de alto nível. “Substituir o Thiago é claro que é uma grande responsabilidade, mas é para isso que estamos aqui. Venho trabalhando forte para substituí-lo e tentar manter o mesmo nível”.

Ainda sobre o amistoso diante da seleção da América Central, Dante disse não temer uma eventual contusão. “Na minha opinião, a melhor maneira de não se machucar é ir forte e sem medo. Essa é a maneira mais segura para não se machucar. Se tiver que ir pro pau, eu não quero saber. Se tiver que machucar, machuca. Importante é trabalhar forte”