Desbravadores: atletas brasileiros que se aventuraram em “terras desconhecidas”
O futebol é o esporte predominante no Brasil, mas ainda assim muitos brasileiros decidem se aventurar em modalidades não muito tradicionais no país. O caso mais recente de destaque é o de Paulo Orlando, terceiro atleta brasileiro a atuar na principal liga de beisebol do mundo – a Major League Baseball (MLB).
Em seu primeiro ano na MLB, o outfielder de 29 anos alcançou um feito histórico ao se tornar o primeiro jogador brasileiro campeão da divisão central da liga de beisebol americano, defendendo o Kansas City Royals. Com vaga garantida para os playoffs que decidirão o campeão da Liga Americana, Orlando pode ser o primeiro brasileiro a disputar uma série de playoffs da Major League Baseball.
Assim como Paulo Orlando, outros brasileiros se aventuraram em esportes pouco populares no Brasil. Alguns conquistaram títulos, ajudaram a popularizar as modalidades no país e se tornaram verdadeiros desbravadores brasileiros no esporte mundial. Relembre alguns desbravadores do esporte brasileiro:
Rolando Ferreira Junior, o primeiro brasileiro na NBA
Se hoje o basquete americano é popular no Brasil, isso se deve ao primeiro brasileiro a jogar na NBA, Rolando Ferreira Junior. No final dos anos 80, Rolando defendeu o Portland Trail Blazers e abriu caminho para que outros atletas nascidos no Brasil buscassem espaço no melhor basquete do mundo. Se se Rolando foi o primeiro brasileiro a jogar na NBA, Thiago Splitter ampliou o feito de seu compatriota ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o título da liga norte-americana, com o San Antonio Spurs, em 2014.
(Equipe dos Blazers no final dos anos 80 – Rolando é o quinto jogador na primeira fileira)
Landi e Fittipaldi: Guerreiros brasileiros na Fórmula 1
Atualmente, a F-1 é a categoria de automobilismo mais querida no Brasil, e isso só é possível porque no passado verdadeiros guerreiros de aventuraram na modalidade que na época tinha altos números de mortalidade. Chico Landi foi o primeira piloto brasileiro a disputar a Fórmula 1, lá nos anos 50. Já Emerson Fittipaldi foi primeiro a conquistar o título mundial da F-1, nos anos 70, consolidando o esporte no país.
Emerson Fittipaldi e o Brasil na Fórmula Indy
Depois do sucesso na F-1, Fittipaldi decidiu se aventurar no automobilismo americano e se tornou o primeiro brasileiro a pilotar na Fórmula Indy. Não bastasse o feito, Emerson ainda se tornou o piloto brasileiro a conquistar o título da Indy, em 1989.
O Brasil no futebol americano
Cada vez mais popular no Brasil, o futebol americano ganha espaço na TV e muita gente já pratica o esporte da bola oval em campos tupiniquins. Ainda que timidamente, o Brasil já tem um representante no país de origem do esporte: Cairo Santos é o primeiro atleta brasileiro a jogar na NFL. Cairo ocupa a posição de kicker, uma das mais concorridos do esporte, e defende o Kansas City Chiefs.
Maria Esther Bueno, desbravadora do tênis brasileiro
Se Guga, Fernando Meligeni e Thomas Koch são alguns dos tenistas mais populares da história do Brasil, foi graças ao feito de Maria Esther Bueno, que se aventurou no mundo das raquetes nas décadas de 50 e 60, e conquistou nada menos que dezenove Grand Slams.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.