Dia 15 tem histórica classificação argelina e vitória da Alemanha sobre EUA

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2014 20h06

Argélia empatou por 1 a 1 com a RússiaJogadores da Argélia comemora classificação para as oitavas

O 15º dia de Copa do Mundo serviu para fechar a primeira fase da Copa do Mundo de 2014 e os últimos dois confrontos das oitavas de final que ainda precisavam ser definidos já são conhecidos. Nesta quinta-feira (26), em jogos válidos pelo grupo G, a Alemanha derrotou os Estados Unidos por 1 a 0 e Portugal superou Gana por 2 a 1 e foi para casa com ao menos um triunfo. Já no grupo H, a Bélgica derrotou a Coreia do Sul por 1 a 0 e a Argélia empatou com a Rússia por 1 a 1, mas conseguiu a classificação inédita.

Com os resultados, a Alemanha (1ºG) vai enfrentar a Argélia (2ºH) na próxima fase, enquanto que a Bélgica (1ºH) terá pela frente os Estados Unidos (2ºG).

Na primeira leva de jogos do dia, a seleção alemã entrou em campo na Arena Pernambuco, em Recife (PE), para jogar contra os Estados Unidos. A expectativa de muitos era a de que os dois times fizessem o chamado ‘jogo de compadres’, mas dentro das quatro linhas não foi isso que se viu a os germânicos triunfaram com um gol marcado por Thomas Müller, aos nove minutos do segundo tempo.

No mesmo horário, no outro embate do grupo G, Portugal, que não havia vencido ainda neste Mundial, teve pela frente a seleção de Gana e os portugueses ainda tinham esperanças mínimas de avançar. Mas mesmo com a vitória por 2 a 1 no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), os lusos não foram capazes de se classificarem.

O primeiro gol da partida foi de Portugal, aos 30 minutos do primeiro tempo, quando John Boye marcou contra e fez 1 a 0. No segundo tempo, aos 11, Asamoah Gyan deixou tudo igual para Gana, mas Cristiano Ronaldo, aos 34, selou o triunfo dos portugueses.

A Alemanha fechou a fase inicial da Copa na liderança do grupo G, com sete pontos, e os Estados Unidos ficaram com a última vaga da chave, já que terminaram em segundo, com quatro pontos. Portugal encerrou na terceira colocação, com apenas quatro pontos somados, e Gana foi a lanterna, com um ponto em três jogos.

Dando sequência à quinta-feira de Mundial, a Argélia enfrentou a Rússia, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), e os russos até largaram à frente no marcador, com gol marcado de cabeça por Kororin, aos cinco minutos do primeiro tempo, mas a Argélia deixou tudo igual aos 14 da etapa complementar, com gol também de cabeça marcado por Slimani, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história.

Antes da Copa de 2014, a Argélia havia participado de outros três Mundiais (Espanha-1982, México-1986 e África do Sul-2010) e em todas essas edições os africanos não passaram da fase de grupos.

Também pelo grupo H, Coreia do Sul e Bélgica mediram forças na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), e os belgas triunfaram pelo placar de 1 a 0, mantendo assim o 100% de aproveitamento na fase de grupos. O único gol do jogo foi anotado aos 32 minutos do segundo tempo, quando Vertonghen assegurou o resultado positivo para os europeus.

Foi a terceira vitória da Bélgica por um gol de diferença, já que a seleção comandada por Marc Wilmots superou a Argélia por 2 a 1, na estreia, e a Rússia por 1 a 0, na segunda rodada da chave.

Com os resultados, a Bélgica terminou na liderança do grupo H, com nove pontos. Na sequência veio a Argélia, que somou quatro pontos e também se classificou. Rússia, em terceiro, com dois pontos, e Coreia do Sul, em quarto, com apenas um ponto, estão eliminadas do Mundial.

Confira as datas e horários dos jogos das oitavas de final da Copa do Mundo:

Sábado – 28 de junho – 13h: Brasil x Chile – Mineirão
Sábado – 28 de junho – 17h: Colômbia x Uruguai – Maracanã
Domingo – 29 de junho – 13h: Holanda x México – Castelão
Domingo – 29 de junho – 17h: Costa Rica x Grécia – Arena Pernambuco
Segunda-feira – 30 de junho – 13h: França x Nigéria – Mané Garrincha
Segunda-feira – 30 de junho – 17h: Alemanha x Argélia – Beira-Rio
Terça-feira – 1º de julho – 13h: Argentina x Suíça – Arena Corinthians
Terça-feira – 1º de julho – 17h: Bélgica x Estados Unidos – Arena Fonte Nova