Duque de Caxias e São Caetano estão rebaixados para a Série D
Para São Caetano e Duque de Caxias, a rodada final da primeira fase do Grupo B será também a despedida da Terceirona. Antes mesmo que a rodada que definirá as posições finais dos dez times da chave aconteça, as duas equipes já sabem que estarão na Série D do ano que vem. O rebaixamento do Duque de Caxias foi sacramentado há duas rodadas, enquanto a queda do São Caetano foi confirmada depois que o Guarani venceu o Caxias, fazendo com que o time paulista não tivesse mais chances matemáticas de deixar a zona de rebaixamento.
Saiba quais são os times classificados pelo Grupo A
Saiba quais são os times classificados pelo Grupo B
Por ironia do destino, os dois rebaixados jogam um contra o outro na 18ª rodada da Série C, em partida que servirá apenas para cumprir tabela. No primeiro turno, o Duque venceu o São Caetano em pleno Anacleto Campanella por 1 a 0, naquela que seria a única vitória da equipe carioca na competição.
A péssima campanha do Duque de Caxias, que passou a maior parte do campeonato entre os dois piores, fez com que a equipe carioca fosse a primeira rebaixada na competição. Até agora, o Duque tem apenas sete pontos. Foram 12 derrotas em 17 jogos e quatro empates que trilharam o caminho do Duque para a última divisão do futebol nacional. É o pior desempenho de um clube, entre todos que estão participando da Terceirona.
O São Caetano – que, no início dos anos 2000, foi vice-campeão brasileiro, da Copa João Havelange e da Libertadores – até tentou escapar, mas não conseguiu escapar do descenso. O Azulão fez a sua parte na penúltima rodada e venceu o Guaratinguetá por 3 a 2, mas a combinação de resultados decretou o segundo rebaixamento consecutivo do clube – no ano passado, o time terminou em penúltimo lugar na Série B e caiu para a Terceirona.
O São Caetano tem 18 pontos, quatro a menos que o Juventude – último time fora da zona da degola – com cinco vitórias, três empates e nove empates, 11 gols pró e 18 gols contra. Já pensando em uma reformulação para a próxima temporada, o clube anunciou a contratação do técnico Luiz Carlos Martins, conhecido no futebol paulista como “Rei do Acesso”.
O regulamento da Série C prevê o rebaixamento de quatro clubes – dois do Grupo A e dois do Grupo B. Três times já estão rebaixados: São Caetano, Duque de Caxias e Crac. O quarto rebaixado virá do Grupo A: Treze e Águia de Marabá ainda correm risco de cair para a divisão inferior.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.