Edição do Rali Dacar 2015 é lançada oficialmente em Paris
Edição 2015 do Rali Dacar foi lançada em Paris nesta quarta (19)
Edição do Rali Dacar é lançada em ParisBuenos Aires será o local da largada e da chegada do Rali Dacar 2015, que começará em 4 de janeiro, percorrendo o deserto chileno do Atacama, o Salar de Uyuni, na Bolívia, em total de 9 mil quilômetros, com encerramento marcado para o dia 17 do primeiro mês do ano.
Esta será a sexta edição da prova – terceira em Buenos Aires – que começa e acaba no mesmo ponto, no caso, a Casa Rosada, sede do governo argentino, conforme anúncio feito nesta quarta-feira em Paris, na França, onde a próxima edição do Dacar foi lançada.
Ao todo serão 14 etapas, sendo que os organizadores buscaram “endurecer” a disputa, com mais quilômetros chamados de maratona, em que os competidores não têm direito a assistência técnica ou mecânica.
Pela primeira vez desde 2005, em 11 de janeiro, as três categorias, motos, carros e caminhões, disputarão uma etapa maratona de forma consecutiva, embora em locais diferentes.
“É um novo desafio”, afirmou o diretor do Dacar, Etienne Lavigne.
Ao longo destes dias, motoristas de caminhões de apoio, pilotos e outros envolvidos na organização terão que tomar caminhos diferentes, o que supõe um grande desafio para os responsáveis pelo rali.
A prova terá como marca o começo forte, desde a primeira etapa, quando os competidores sairão de Buenos Aires rumo a Villa Carlos Paz, em rápida etapa especial.
“A novidade desta edição é que quase não haverá tempo de adaptação”, explicou Lavigne.
Outros pontos de destaque são a passagem de San Francisco, a 4.800 metros de altura, antes da chegada ao deserto do Atacama. Grande desafio também será a ida da cidade chilena de Iquique até as região salineira de Uyuni.
O Dacar desembarcou na América do Sul pela primeira vez em 2009, para fugir dos problemas de segurança no continente africano, onde acontecia a largada rumo a Paris.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.