Em solidariedade a suspensos, CBV não sediará as finais da Liga Mundial 2015

  • 12/12/2014 18h45
bernardinho

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou nota à imprensa, no fim da tarde desta sexta-feira (12), informando que abriu mão de sediar as finais da Liga Mundial de 2015, marcadas para acontecer no Brasil. A decisão foi tomada em solidariedade ao técnico Bernardinho e aos jogadores brasileiros suspensos pela Federação Internacional de Volêibol (FIVB) por conta de um episódio após a derrota na final do Mundial da Polônia para a Seleção Polonesa, em setembro deste ano.

Segundo a FIVB, os motivos da punição foi o não comparecimento dos brasileiros à entrevista coletiva após a partidade e outros incidentes não especificados. O técnico Bernardinho foi punido com 10 jogos de suspensão e multa de 2 mil dólares; o líbero Mário Junior recebeu seis jogos de suspensão, Murilo foi suspenso por um jogo e o levantador e capitão Bruninho foi multado em 1.000 dólares.

No comunicado, a CBV repudiou a decisão da FIVB e criticou Ary Graça, presidente da entidade internacional e ex-presidente da própria CBV, envolvido no caso de irregularidades em contratos da Confederação Brasileira de Vôlei denunciados recentemente pela Controladoria Geral da União. Ainda segundo a nota, a decisão foi tomada para “para resgatar o respeito que o Brasil tem e merece no cenário esportivo internacional”.

Confira na íntegra a nota em que a CBV abre mão de sediar a Liga Mundial.

“Em meio as notícias que envolvem o voleibol brasileiro, posterior ao relatório da Controladoria Geral da União e, principalmente, depois do posicionamento da CBV em acionar judicialmente os responsáveis pelos contratos e pagamentos suspeitos na gestão do ex-presidente Ary Graça, a modalidade mais vitoriosa do esporte do nosso país foi mais uma vez surpreendida com um duro golpe.

Nesta sexta-feira (12.12), a CBV recebeu a decisão da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), presidida por Ary Graça, sobre fatos ocorridos no Mundial Masculino, na Polônia, em setembro. O técnico Bernardo Rezende foi punido com 10 jogos de suspensão e multa de 2 mil dólares. O líbero Mário Junior recebeu seis jogos como punição, Murilo Endres está suspenso por um jogo e o capitão da seleção brasileira, Bruno Resende, foi multado em 1.000 dólares.

A CBV repudia a atitude da FIVB um dia depois do seu presidente Ary Graça virar alvo novamente das manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil, numa clara demonstração de retaliação ao posicionamento da CBV frente aos indícios de irregularidades apresentados pela CGU.

A CBV está prestando suporte jurídico aos ídolos brasileiros e vai apresentar recurso em instância superior. Mais do que isso, em solidariedade aos nossos jogadores, ao nosso técnico multicampeão e em respeito ao torcedor brasileiro, a CBV, por decisão do presidente Walter Pitombo Larangeiras, comunica que NÃO REALIZARÁ EM SOLO BRASILEIRO a fase final da Liga Mundial, prevista para acontecer no Brasil em julho de 2015.

Entendemos que o torcedor brasileiro ficará frustrado por não ter a oportunidade de ver aqui as melhores equipes do voleibol mundial, mas a CBV não compactua com as práticas desenvolvidas pela FIVB e toma essa atitude para resgatar o respeito que o Brasil tem e merece no cenário esportivo internacional.”

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.