Falcao ajuda jovem colombiano a conseguir transplante de coração

  • Por Agência EFE
  • 22/01/2015 20h31
Instagram/Reprodução Falcão marca

Em baixa no Manchester United devido às atuações abaixo do esperado desde sua contratação, em setembro do ano passado, o atacante Radamel Falcao deu mais um motivo – fora de campo – para ser idolatrado na Colômbia, ajudando um jovem de 17 anos de seu país a conseguir um doador de coração para ser transplantado.

Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira por familiares de John Andrés Uyabán, após ser contatado por parentes seus e informado sobre o caso, Falcao escreveu a seguinte mensagem no Facebook: “Ajude-nos a conseguir um coração novo a John Andrés, um jovem de 17 anos com muita vontade de continuar lutando”.

A família recebeu dez dias depois a notícia de que o jovem receberia o coração de um garoto de Medellín morto em um acidente. Quem relatou a ajuda à Agência Efe foi a mãe de Andrés, Sara Fernández. O paciente está internado na Fundação Cardiovascular de Bucaramanga, no noroeste da Colômbia.

“Dou graças a Deus e a Falcao. Ele é parente de umas primas minhas, que falaram primeiro com seu pai (Radamel García) para que ele nos ajudasse neste trabalho”, contou Sara.

A mãe disse que a família não falou diretamente com o jogador porque ele estava concentrado para um jogo do Manchester United, mas revelou que o atacante se dispôs a ajudar assim que foi informado.

Segundo Sara, o filho, que estava na lista de espera de um doador há dois anos, passa por um período de recuperação e está respondendo bem ao transplante feito há uma semana. “John passará por outra pequena cirurgia, e esperamos que não seja complicada”, declarou a mãe, que voltou a se dizer grata ao atleta de 28 anos.

“Eu sempre tive essa esperança que Falcao nos ajudaria porque ele é uma figura púbica, todo o mundo o ouve. Além disso, é muito humilde e acredita muito em Deus”, comentou.