Futebol é momento? Prestigiado por Dunga, Kaká não joga há quatro meses

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2016 13h03
Convocado por Dunga

Experiente, com perfil de liderança e multicampeão ao longo de sua carreira, o meia Kaká mais uma vez foi convocado pelo técnico Dunga para defender a Seleção Brasileira nos dois próximos jogos das Eliminatórias da Copa, diante de Uruguai e Paraguai, e nem os quase cinco meses inativo pesou contra o camisa 10.

Em coletiva durante a convocação nesta quinta-feira (3), Dunga elogiou a presença de Kaká nas últimas partidas da Seleção e valorizou a experiência do meia do Orlando City. “Kaká tem mais experiência, mais liderança. Nos últimos jogos, ele contribuiu muito conosco, assim como os demais jogadores. Por isso, demos mais uma oportunidade para ele”, disse o treinador. Em seu Facebook oficial, o meia comemorou mais uma convocação: “Sempre uma honra e uma grande alegria poder defender meu BR”, escreveu.

Justificando a convocação de alguns nomes e a ausência de outras, Dunga utilizou algumas vezes a frase “futebol é momento”. O momento de Kaká, aos 33 anos, porém, não pode ser analisado já que o jogador está inativo e mal iniciou sua pré-temporada nos Estados Unidos.

A última vez que Kaká entrou em campo para uma partida oficial foi no dia 25 de outubro de 2015, na última rodada da fase regulare da MLS, quando o Orlando City, que não se classificou para os playoffs do torneio, perdeu para o Philadelphia Union por 1 a 0.

Se não passar por nenhum problema físico, Kaká terá disputado três partidas oficiais antes de se apresentar ao time verde e amarelo, já que a temporada da MLS se início no próximo dia 6.

Enquanto Kaká foi novamente convocado, mesmo inativo há mais de 4 meses, nomes com destaque no futebol europeu foram preteridos e tiveram suas ausências sentidas: líder da chuteira de ouro, que premia o maior goleador do futebol europeu, Jonas lidera o ataque do Benfica e já soma 28 gols em 34 partidas na temporada. Já Roberto Firmino, após período ruim, recuperou o bom futebol no Liverpool e, em 2016, tem 6 gols e 4 assistências em 8 jogos no Campeonato Inglês.

A Seleção convocada por Dunga nesta quinta disputará partidas contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. O duelo com o Uruguai está marcado para as 21h45 do dia 25, na Arena Pernambuco. Será válido pela quinta rodada das Eliminatórias. Quatro dias depois, o confronto será no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no mesmo horário.

Com sete pontos, o Brasil é o terceiro colocado na classificação geral das Eliminatórias, atrás de Equador e Uruguai.